10 de junho de 2005

Ministros da Cultura querem mais protecção à Diversidade Cultural

Diversidade culturalMinistros de Cultura de 71 países, entre eles Manuel Veiga participarão de uma reunião em Madrid neste fim-de-semana para reafirmar uma convenção patrocinada pela UNESCO que busca proteger a diversidade cultural dos países. Os Estados Unidos, a Alemanha, a Grã-Bretanha, o Japão, a China e a África do Sul são contra a proposta.
A convenção pretende ser um instrumento primordial para assegurar o desenvolvimento das diversas culturas, um equilíbrio entre a livre circulação de bens e serviços culturais e a necessária protecção das culturas minoritárias.
O encontro madrilenho foi convocado pelos ministros da Cultura da Espanha, da França e do Brasil no dia 21 de Março de 2004, durante o Fórum Cultural Mundial, que aconteceu em Julho de 2004 na Cidade de S. Paulo, Brasil.
Os ministros se encontrarão uma semana depois de mais de 500 especialistas de 130 países terem concluído em Paris árduas negociações para definir os termos da Convenção Internacional sobre Protecção da Diversidade dos Conteúdos Culturais e Expressões Artísticas, que deverá ser adoptado em Outubro pela Assembleia Geral da UNESCO.
A reunião de Madrid é vista por muitos como uma forma de se tornar visível a vontade dos ministros da cultura de todo o mundo de negociar um tratado internacional, tendo em conta o acordo alcançado em Paris.
Ao projecto actual se opõem cerca de dez países, liderados pelos Estados Unidos, com o argumento de que os produtos ou bens culturais devem obedecer as regras estabelecidas pela pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
A grande questão é até onde e como se pode limitar a protecção.

Com AFP

Sem comentários: