14 de outubro de 2005

Mayra: a global

Mayra AndradeA cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade, residente em França, participa, no próximo dia 17, num debate sobre cultura na Associação Francesa da Acção Artística.
Pequeno país, pequena cultura? É essa a pergunta, no caso de Cabo Verde, que cabe à jovem artista responder. Nesse encontro estarão presentes personalidades da cultura de países como Bolívia, camarões, Arménia e outros.

O tema do debate gira em torno do papel das pequenas culturas na era global, em que as grandes indústrias e infra-estruturas culturais dominam o mercado. A globalização parece, na visão de muitos, aproveitar-se dos pequenos países. A penetração internacional da música, do cinema, e da literatura dos países pequenos será uma das preocupações do encontro.
A diferença entre um pequeno país pobre e um pequeno país rico é um outro debate que se impõe.

A Associação Francesa da Acção Artística foi criada em 1922, por intelectuais e diplomatas franceses, com a ideia de melhorar os contactos artísticos entre a França e os outros países. Promove obras de artistas franceses no exterior, e facilita a entrada e permanência em França de artistas estrangeiros, sempre através de relações bilaterais de cooperação. A AFAA é dirigida, hoje, pelo escritor francês Olivier Poivre d'Arvor.

Sem comentários: