29 de outubro de 2005

Teixeira de Sousa lança livro

Henrique Teixeira de Sousa
“Nós pensávamos que seria sem dúvida mais aliciante se, por exemplo, o livro de Teixeira de Sousa tivesse como título "A última viagem do capitão Hilário Cardoso", afinal das contas o personagem principal do romance. Não só como dono do navio Nossa Senhora do Monte, como também, e sobretudo, um herói que, durante dois meses, luta e sofre no estreito e fechado espaço do seu camarote, entre o sagrado principio de se manter fiel à legítima esposa que o espera em S. Filipe, e as provocações de uma bela passageira que todos os dias inventa novas maneiras de tentar quebrar essa fidelidade persistente...”

Foi com estas palavras sugestivas que o escritor Germano Almeida começou a apresentar, no Mindelo, Oh! Mar de Túrbidas Vagas, último livro de Henrique Teixeira de Sousa. A obra é uma homenagem ao poeta Eugénio Tavares, não fosse o seu título o nome de uma das mornas mais belas desse ilustre filho de Cabo Verde. Foi por esta razão, está claro, que o autor não aceitou a sugestão da editora de mudar o título da obra.

O romance de Teixeira de Sousa relata a viagem de um veleiro dos Estados Unidos que passa pelas ilhas de S.Vicente e Brava. É uma forma, segundo o autor, de dar a conhecer à nova geração referências passadas deste país. “Escrever sobre aquilo que foi cabo verde é útil para a nova geração que não conheceu essa vida “nhanida” de Cabo Verde”, diz o autor, acrescentando que “cabo verde era pobre, era miserável, era miserabilista”.

Oh! Mar de Túrbidas Vagas foi editado pela Ilhéu Editora, e enquadra-se nas comemorações do 30.º aniversário da independência.
Henrique Teixeira de Sousa nasceu na Ilha do Fogo, é médido, foi presidente da Câmara Municipal do Mindelo no período colonial, e vive em Portugal há mais de 20 anos.

Obras do autor

- Contra mar e vento
- Ilhéu de contenda
- Capitão de Mar e Terra
- Xaguate
- Djunga
- Na Ribeira de Deus
- Entre duas Bandeiras
- Oh Mar das Túrbidas Vagas


Lançamento na Praia: 2 de Novembro
Hora: 18h30
Local: Sala de Conferências da Biblioteca Nacional
Apresentador: Arnaldo França
com tcv

Sem comentários: