25 de abril de 2006

San Filipe na Djarfogo

As festividades de S.Filipe, na Ilha do Fogo, vão encarar um sério concorrente, este ano, com a inauguração de uma sucursal do jornal A Semana, na ilha, para a região Fogo/Brava. A verdade é que a Amibandeira - amigos da bandeira, e a Câmara Municipal de S.Filipe, não acrescentam, rigorosamente, uma vírgula nas suas programações. É a mesma coisa todos os anos.

O Jornal A Semana vai dar as cartas este ano. Além de inaugurar a sede, vai, igualmente, assinalar na ilha os 15 anos de estrada. O fotógrafo cubano, Omar Camilo, vai emprestar arte ao acto de inauguração da sede, com uma exposição conceptual a preto e branco: as gentes e os lugares da ilha dão o mote…
O papel da Ilha do Fogo no contexto Nacional, e um olhar sobre o senso crítico do foguense são os temas eleitos para duas palestras históricas em perspectiva.
O ponto alto das festividades do A Semana acontece em Chã das Caldeiras com as actuações de Ramiro Mendes, Tito Paris, Tcheka, Nho Nany e um grupo de violinistas locais.

Nesse mesmo caldeirão de acontecimentos, que vai emprestar uma dinâmica inédita à ilha, Germano Almeida lança o seu último romance Eva.
Sobre as festas do padroeiro S.Filipe, não há nada de novo. Celebrar a missa na emblemática Igreja Matriz da cidade seria uma novidade, caso a remodelação da igreja finalmente chegasse ao fim. Uma obra que estranhamente dura há quase uma década.

2 comentários:

Kamia disse...

Bem, eu vou passar S. Filipe na ilha do Fogo. Vai ser a primeira vez por isso estou entusiasmada com tudo.Até estava um bocadinho de pé atrás com a invasão " A Semana" mas pronto, talvez até seja interessante.
Agora, quase 10 anos para remodelar uma igreja! Nem Notre Damme! É o ritimo caboverdiano...tudo é feito na discontra, sem pressas...

Anónimo disse...

Sabes, mais do que ninguém, que eu te amo. Por tudo...e por nada.