17 de maio de 2006

Abraão tem notícias de África

Cabo Verde – spritu lebi é título de uma exposição fotográfica de Abraão Vicente, patente, neste momento, ao público mindelense. Estivera na Praia, no Centro Cultural Francês. Um olhar humano sobre os rituais da morte, e da vida, as gentes e a tradição da Ilha de Santiago. Quinze fotos dessa exposição foram seleccionadas, numa lista de centenas de fotógrafos africanos, para participar no Notícias de África, em Paris. Uma mega exposição fotográfica que acontece em Setembro, e reúne 60 fotógrafos de 23 países africanos, portadores de um novo olhar sobre o continente negro.

O evento é organizado por três agências de fotografias de Paris, e vai obedecer a cânones pouco convencionais, em termos de formato. Algumas ruas de Paris vão acolher uma exposição inovadora em outdoors e murais. Outra ideia da organização é construir um álbum de família. Ou seja, conseguir com algumas famílias africanas residentes em Paris, duas ou três fotos que retratam a sua vida nessa cidade, e expor num mural. Prevê-se também sessões de áudio e vídeo com motivos africanos – será uma verdadeira exposição de África em Paris.

Abraão Vicente, o escolhido para representar Cabo Verde, é formado em sociologia, e se fez no mundo da arte enquanto artista plástico. Há dois anos deixou Barcelona, onde experimentou a miscelânea e a ousadia artísticas. Cabo Verde Spritu lebi é a sua primeira exposição fotográfica em Cabo Verde, tendo anteriormente realizado várias mostras de quadros.

9 comentários:

Anónimo disse...

O Abraao nao passa de uma grande fraude. Em terra de cego, o cololo armado em rei. O programa Casa da Cultura destila uma pseudocultura. Muito leve para o nosso gosto. Sinceramente...

pura eu disse...

Obrigada pela opinião e pela sinceridade ...

Anónimo disse...

Ola Margarida!Por mero acaso fui cair ao teu Blog (Parabens pelo excelente conteudo e pelo dom da escrita) e por pura sorte deparei_me com o artigo dedicado a "Noticias de Africas" e ao unico e respectivo comentario. Dar_me_ia ao trabalho de responder aos conteudo se acaso a pessoa se tivesse identificado, atras de mascaras torna_se demasiado tentador atacar, principalmente atacar a alguém que neste momento é uma figura publica (doa a quem doer). A nivel pessoal a gente que nada ou mal me conhece nao custumo dedicar o meu tempo. Ciumes, inveja e principalmente falta de coragem sao sentimentos demasiado baixos para serem levados em conta. Alerta: sei muito bem de onde parte o comentario! As minhas melhores saudaçÕes!melhores dias nes Nha Terra!
Abraao Vicente

Anónimo disse...

"ami en mora li", ou "ami é di li".
a moda pegou mas o programa e o seu conteudo está aquem da promoção do proprio programa.
o "casa da cultura" tem tudo para ser um bom programa mas a falta de humildade do apresentador....
me lembrei que "figuras publicas" são melhor dotadas que nós plebeus.

pura eu disse...

Que bom que aqui chegaste, Abraão! Fica.
Eu também gostaria que os comentários tivessem rosto, os positivos e os mais criticos.
Obrigada a todos pela visita, e pelos comentários.

Anónimo disse...

....e la vem a mascara...referi_me a figuras publicas pensando na minha actual exposiçao mediatica, segundo ponto: nao tenho complexo em ter ideias e um espaço onde divulga_las, terceiro: nao necessito de bengalas para me apoiar, quarto jamais farei parte de nenhuma palhaçada produzida com o unico intuito de vender a nossa cultura para turistas,mais se "Casa da Cultura" nao tem conteudo meus senhores falamos de outra coisa qualquer menos de cultura de Cabo Verde...quanto ao meu ego alimenta_se directamnete da minha certeza de que tenho total apoio de toda a comunidade artistica e da populaçao, n ta mora li mais aue moda é uma linha aue apenas une aos aue realmente sao daqui e tem conhecimente de facto da cultura caboverdiana! Nota: alegro_me imenso de poder trocar estas impressÕescom estiver ai desse lado e o faço com um enorme sorriso§ n ta mora li pegou de facto!as minhas melhores saudaçÕes
Abraao Vicente

Anónimo disse...

cuidado com a basófia e com a falsidade das pessoas. já diz o ditado "denti ca ten sangui".

Anónimo disse...

É mesmo muito fácil criticar os outros, principalmente, quando na assinatura se escreve: "anónimo"!
Eu, pessoalmente, acho que Cabo Verde lucraria muito mais se tivesse mais pessoas como Abraao Vicente!
Se o programa não corresponde às expectativas culturais...talvez a falha esteja mesmo nos apoios à cultura,para não dizer mesmo na cultura em si, e não no apresentador da "Casa da Cultura".

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»