12 de setembro de 2007

Para além do trivial















Este texto dá-nos conta de uma parceria firmada entre a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) do Brasil. A notícia que era do meu conhecimento foi reforçada, em pormenor, com um e-mail cheio de saudades do Adenor Gondim. Para além de um post informativo, quero selar o meu contentamento por mais esta conquista da Uni-CV. Sem conotação alguma, como cantava o grande Cazuza.

Música, artes plásticas e dança vão ser as áreas privilegiadas da parceria entre a Uni-CV e a UFBA. Para além da Instituição, está Salvador da Bahia: a cidade mais negra fora da África, e tida como o elo que liga o Brasil ao Continente negro. Um espaço místico que, pelas suas especificidades históricas e culturais, funcionou sempre como uma espécie de convexo para as várias artes, a investigação, e outras experimentações.

A terra que deu ao mundo Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jorge Amado, Caribé (ilustração), Mãe Minininha, Dorival Caymmi, Gal Costa e muitos outros. A terra que pela sua complexidade sociológica acolheu imortais como o jesuíta Jorge Benci e os sociólogos Piérre Verger e Roger Bastide.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha! Fico feliz.

pura eu disse...

Pois é, querida. Eu fiquei muito.