6 de fevereiro de 2009
Fevereiro em mim
Desde o dia 30 de Janeiro que a Ilha do Fogo deu o ponta pé de saída para aquela que é considerada a maior festa tradicional de Cabo Verde: são 24 dias de pilon, xerém e muita talaia baxu. A bandeira em homenagem a S. João que culmina a 23 de Fevereiro, acontece este ano pela primeira vez em 80 anos sem a presença do seu Cordidjeru mor, Nhô Mulato, falecido no ano passado. Em homenagem ao “rosto” dessa festa, e em honra da tradição que há mais de duzentos anos sustenta essa corrente de partilha e fé, tudo será feito como no início.
Um ilustre entre nós
O Jornalista brasileiro Paulo Markun, Presidente/Director da TV Cultura do Brasil (Estação pública com 40 anos de vida) encontra-se em Cabo Verde para contactos e férias com a família. Markun tem 56 anos e exerce jornalismo há 38 anos, é autor de nove documentários e 12 livros. Markun é considerado um dos mais nomeados repórteres do Brasil, tendo sido colega de Vladimir Herzog, o jornalista (na altura chefe de Jornalismo da TV Cultura) assassinado em 1975 pela Ditadura Militar. A morte de Herzog, para quem não sabe, constituiu um divisor de águas na luta pela redemocratização do Brasil; um acontecimento que gerou uma grande mobilização contra a censura, principalmente no seio dos jornalistas. Herzog é, até hoje, um símbolo na luta pela liberdade e pela defesa dos direitos humanos no Brasil. Markun que se encontrava preso no mesmo espaço onde Herzog foi assassinado, publicou um livro sobre essas nuances em homenagem ao colega: “Meu Querido Vlado”.
Conheci uma flor
E ela se chama Tatiana Cobbett… é absolutamente renovadora a ideia do viver, quando essa mesma ideia/experiência passa por encontros, descobertas e novas possibilidades de ver, estar e sentir. Falo de uma forma surpreendente de estar na música: nuances, cores e culturas juntas; sem descurar do corpo; o testemunho mais fiel da nossa cumplicidade com o redor. É isso que Tatiana faz: um caminho que conduz a uma música que fica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário