6 de abril de 2009

DOCTV CPLP é apresentado hoje na Praia

film maker



















Hoje, às 18 horas, vai ser apresentado no Palácio da Cultura, no Plateau, o pólo nacional do I DOCTV CPLP. O programa tem por finalidade fomentar a produção de documentários independentes nos países de língua portuguesa, e prioriza temáticas contemporâneas que versam sobre a cultura. O financiamento do programa é uma responsabilidade partilhada entre os governos brasileiro, angolano e português, através de instituições audiovisuais e culturais, sendo esta modalidade, na verdade, um desdobramento do DOC TV Cultura, iniciativa dessa estação pública brasileira e restrita àquele país.

Hoje, o programa será conhecido e estará aberto aos projectos de autores e produtores de documentários formalmente ligados a uma produtora independente. A inscrição deve ser feita via Internet, no sitio www.ica-ip.pt, mas a selecção será feita pelo pólo nacional, no caso de Cabo Verde, composto pelo Ministério da Cultura/ e ou educação, a RTC e a Universidade Jean Piaget, que irão constituir-se em comissão de seleção.

O autor vencedor e a produtora indicada irão receber 50 mil euros para produzir em seis meses o documento em proposta.

Um projecto em cada país será selecionado, financiado e produzido para posteriormente ser exibido em série de nove episódios em todos os canais públicos envolvidos no DOCTV CPLP, inclusive em Timor.

O I DOCTV CPLP e os respectivos pólos nacionais estão a ser apresentados em todos as capitais da comunidade. O lançamento na Praia vai ser presidido pelo Ministro da Cultura, Manuel Veiga, e pelo Ministro-Adjunto do Primeiro Ministro (tutela da pasta de comunicação), Sidónio MOnteiro.

Sem comentários: