20 de abril de 2009

A informação e a opinião dos inspirados

boato


















Senti-me empurrada a este post depois do redemoinho provocado pela notícia do suposto regresso de Carlos Veiga à liderança do Movimento para a Democracia. Uma notícia que peca por leveza de informação e falta de rigor factual que induzam a um esclarecimento cabal dos leitores menos incautos. É a esse trabalho, quero crer, que uma notícia/ reportagem se deve dar, sob pena de se começar a desviar e criar novas modalidades de informação assentes em boatos, fontes plantadas e simulações de parte a parte. Os mais interessados foram logo, excitadíssimos, tecendo elaborações pessoalíssimas, sob pretexto de crónicas, sem conseguir igualmente convencer das suas reais cartadas, ou se quiserem, sem acrescentar nada àquilo que até agora não se conseguiu noticiar: Carlos Veiga irá ou não assumir o comando do partido? Uns escrevem que Carlos Veiga é peso pesado; outros afirmam que a boa governação do PAICV está a assustar o adversário. Tudo isso pode corresponder à realidade, não pretendo contrariar coisa alguma, mas há pesquisas a comprovarem isso?! O leitor mediano gostaria de ter essa informação.

Se ainda o partido internamente está a cogitar a probabilidade de regresso de Veiga, uma notícia correcta e sem intenção pura e simples de agitar, deveria juntar as peças e tentar escrever isso mesmo, e não mais do que isso.

Ocorre-me agora, e isso é mesmo inesquecível, os cronistas que, por um rasgo de inspiração, escreveram, em tempos autárquicos, que Ulisses Correia e Silva não tinha skills para um embate eleitoral, apesar de ser um bom gestor, e que Felisberto Vieira era um peso pesado invencível. Alguns desses opinion makers inspirados escrevem agora que Ulisses é uma clara aposta para o cargo de primeiro-ministro... Apontam-no mesmo como as poucas boas alternativas do MPD. Essas opiniões, diga-se, passam ao largo da conjuntura, cingem-se mesmo ao perfil do político, o que é contraditório.

Enganem-se aqueles que pensam que escrever crónicas /opinião não obedece a regras: a priorização, a apuração, a observação das fontes... sob pena de se ficar pela inspiração.

nota pura

Voltei a um certo estado, como se depreende...

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo não passa de conjunturas. Agora, seria prudente esperar que o visado se pronuncie!

da caps disse...

gostei
:)

pura eu disse...

pois, pois!

Ok, da caps :)