11 de abril de 2009

Isa, a nova Konfidente














Chamam particular atenção os artistas que com o seu trabalho tentam e conseguem atravessar as ilhas, pressentir a sua diversidade, e transmitir os diferentes “cheiros” que todo o aglomerar de gente porta em si. Não se trata de um axioma das artes, é certo, mas merece um olhar diferenciado quem a isso se propõe, e com apurado senso estético.

Kriola EnKantu (com K maiúscula), o primeiro CD de Isa Pereira fez esse caminho, como poucos, até porque o kantu dedicado às ilhas todas, incluiu Santa Luzia, a deserta e quase sempre esquecida dentre as demais. As brisas e as ondas dos mares de Santa Luzia podem agora ser “sentidas” em forma de música, num apelo da artista à preservação da flora e fauna da ilha.

Não falarei da qualidade musical (e artística) do disco sob os arranjos e direcção musical de Hernani Almeida, nem da conseguida maturidade de intérprete de Isa. São dados do disco.

A surpresa, diria, é a extrema generosidade da cantora que não teve receios em trazer para “a arena” num disco de estréia, compositores jovens como Djoy Amado e Lay Lobo, com Forsa de Djarfogu e Xintadu ta papia cu mar, respectivamente. A própria artista interpreta quatro composições suas, de elevado frescor e a passar longe dos rótulos, diga-se. Nha Konfidente(morna) e Konkista Rabeladu (batuco) são disso prova.

Isa Pereira fez um disco diferente, muito “sua cara”: seguiu o seu interior, a sua “cabeça”, os seus passos também (canta Bahia, Iemanjá); compilou sensações, ares, brisas, e brindou-nos com um disco crioulo, atlântico, fiel ao(s) tempo(s) nosso(s), e dos nossos.

Kriola EnKantu atravessa gerações, e não dispensa a experiência de músicos como Voginha e Zeca Couto, e inclui, no complexo e generoso conjunto, o lendário Sabe d’bera de Paulino Vieira.

De realçar, que Isa Pereira subiu num palco pela primeira vez em 1998. “Fui convidada pelo poeta Filinto Elísio para actuar no Summer Stravaganza, descobri, senti que era isso que eu queria – ser cantora” disse em entrevista ao A Semana.

nota

O disco foi apresentado, na semana passada, na Cidade Praia, à Imprensa, aos amigos e patrocinadores, e vai ser lançado no dia 24 no Auditório Nacional. Isa pretende fazer lançamento em todas as ilhas habitadas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Pura.

A sua crítica aguçou o meu apetite. Por isso aguardo, ansioso, o lançamento do CD em Portugal.

pura eu disse...

Olá!
Uma ansiedade que será devidamente compensada.

sophia disse...

ola minha prima

É com orgulho que deixo aqui o meu beijo aguardando ansiosa o lançamento do cd aqui mais pertinho de mim!!!!Embarca nessa viagem de coração aberto, mereces tudo de bom...
com carinho...Sophia Brito