19 de dezembro de 2005

Contos Crónicas e Reportagens...

... é a mais recente obra publicada em Cabo Verde – semana passada. Um livro que resulta de uma compilação de textos da jornalista, Maria Helena Spencer, publicados em vários números do Cabo Verde – Boletim de Propaganda e Informação, entre os anos 1949 e 1964.

"Eu nasci na Praia, aqui tenho vivido durante a maior parte da minha vida e, para mim nenhum lugar no mundo é mais belo, em nenhuna outra terra conseguiria ser mais feliz. Mas acabo de regressar de S.Vicente e tenho que deixar falar o coração para ser justa. Mindelo e Praia. Barlavento e Sotavento."

Passagem de uma obra que transporta no tempo, um olhar, no feminino, da vida, dos lugares e das pessoas em Cabo Verde, nos idos anos 50 e 60. Maria Helena Spencer, autora dos escritos, nascida em 1911, é a primeira jornalista cabo-verdiana de que se tem memória. Escreveu contos, crónicas e reportagens sobre Cabo Verde num período em que as mulheres das ilhas viviam sob outros preceitos.

A compilação dos textos foi feita por Ondina Ferreira, que entende ser este "um resgate da historiografia cabo-verdiana". O livro não apenas reporta momentos, lugares e personagens das ilhas de Cabo Verde, principalmente Santiago, S.Vicente, Brava e Boa-Vista, mas eterniza a figura de uma escritora, que tendia a cair no esquecimento. Um momento à parte, portanto, para a bibliografia cabo-verdiana.

Contos Crónicas e Reportagens - um documento que testemunha o quotidiano cabo-verdiano dos anos 50 e 60, "com uma requintada sensibilidade" como testemunha a favor da autora, o escritor foguense, Teixeira de Sousa. Maria Helena Spencer vive em Portugal há largos anos.

2 comentários:

Max Spencer-Dohner disse...

Bom dia,

Em nome da escritora, queira aceitar os mais sinceros agradecimentos pela atenção prestada à sua obra.

Com os melhores cumprimentos

Max Spencer Dohner
(neto)

Kent Larsen disse...

Pode alguém me dizer como comprar cópias deste livro?

Sou dono da Luso-Brazilian Books, e quero comprar algumas cópias para fornecê-los a nossos clientes aqui nos EUA e Canadá.

Quem é a editora?