23 de maio de 2007

Palavras


- Para eu dar a V. Ex.ª uma ideia do feitio desta senhora, basta dizer que depois do nascimento da Salu a gente deixou de tratar-se, e ela teve outro filho, apenas para me mostrar (pelo menos foi o que disse) que ainda era capaz de arranjar outro homem. Todo o seu mal vem deste maldito feitio – ela diz sempre que tem muito orgulho e é muito independente –, que a levou não só a brigar comigo mas até a não entregar Salu para eu a criar e educar. O resultado é que, para arrancar meios de vida, ela vê-se obrigada a alugar quartos a meretrizes e homens que desembarcam dos vapores.

Saltou-me à vista o trecho acima do conto Dona Mana de Baltazar Lopes. Faz-me bem pressentir (ou suspeitar), às vezes, (d) esse Cabo Verde passado. Uma necessidade existencial que extravasa o simples conhecimento.

Palavras que fazem tremer

…existem que eu sei.

Sem comentários: