3 de maio de 2007

Sobre a música

ExampleNotícias que fazem história (A música de Cabo Verde pela imprensa ao longo do século XX) é o título do mais recente livro da jornalista e investigadora, Gláucia Nogueira, a ser lançado hoje.
A obra resulta de uma compilação de textos publicados em jornais cabo-verdianos, entre 2002 e 2006. Os personagens da música, os avanços tecnológicos, e alguns momentos áureos da música nestas ilhas enformam o trabalho que resulta de uma longa investigação da autora, no âmbito do projecto Dicionário dos Personagens da Música Cabo-verdiana, na forja.
As notas do jornal Noticias de Cabo Verde que dão conta em Julho de 1931 e Junho de 1933 dos lançamentos dos primeiros discos em Cabo-Verde, ou a informação que dá a conhecer o primeiro autor (Jacinto Estrela) de fotografias publicadas num jornal de Cabo Verde são algumas curiosidades que ilustram a importância desse livro.
O fenómeno dos festivais, as relações de Cabo Verde com o Brasil, e o percurso das bandas e de alguns símbolos da nossa música podem, também, ser melhor compreendidos depois da leitura da obra.
Outra nota, vai para a escrita respirável da autora que, com rigor, urde, em perspectiva musical, uma importante parcela da história de Cabo Verde.
O livro será apresentado, às 18:30, no Auditório da Garantia (entidade patrocinadora) pela Historiadora, Zelinda Cohen.
Gláucia Nogueira é brasileira e exerce o jornalismo desde a década de 80, com forte incidência no domínio cultural. Na década de 90, inicia um aturado trabalho de investigação sobre a música cabo-verdiana, nas suas múltiplas vertentes. Paralelamente a isso, a Jornalista é estudante de Antropologia e acaba de integrar a equipa da Universidade de Cabo Verde na qualidade de Assessora para a Imprensa.

Sem comentários: