19 de outubro de 2007

Uma viagem espiritual

Um outro texto que ontem escrevi sobre este mesmo assunto, para um público diferente, leva, entretanto, o mesmo título, por razões que espero venha o leitor apreender.
O primeiro contacto, o primeiro choque: Centro missionário dos Capuchinhos na Cidade de Fossano, Itália. Pessoas, entre missionários e profissionais, que trabalham exclusivamente para Cabo Verde. Fazem tudo para manter dezenas de Jardins de Infância criados e patrocinados pelos Padres Capuchinhos. A falta de medicamentos, ou a avaria dos equipamentos no Hospital São Francisco, na cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, mobiliza de imediato a equipa que empreende esforços faraónicos para solucionar os problemas. O trabalho periódico e voluntário dos médicos especializados para esse centro hospitalar, fundamental para a região Fogo e Brava, é outra ocupação dessa equipa que trabalha por Cabo Verde, sem falar das dezenas de jovens a especializarem-se e a formarem-se nas Universidades Italianas a cargo desse secretariado. A vinha de Chã das Caldeiras, o Centro social de Santa Cruz (na ilha de Santiago), o projecto em prol da energia renovável para Cabo Verde e a criação de uma produtora de televisão (Praia) são ideias novas que energizam o quotidiano dessa gente, soberanamente humana. Essa missão em Itália (gestão de projectos, financiamentos) faz a ponte local com a ASD (Associação para o Desenvolvimento), de cariz mais operacional.
A nossa viagem teve por objectivo conhecer os fundamentos de um projecto de fundação de uma produtora de televisão em Cabo Verde. O nosso primeiro projecto já está na forja: um documentário que conta a história incomensurável dos 60 anos de missão dos Capuchinhos em Cabo Verde. Um projecto espiritual imparável. Essa congregação religiosa, muito aberta e profundamente humana, fundou na Itália, há 25 anos, a Nova T, um centro de produção com centenas de produções documentais em países diversos, e com experiências também na área de ficção. A título de curiosidade, diria que o edifício que alberga a Nova T em Turim foi uma paróquia, onde Dom Bosco dispunha de um quarto para os seus momentos de repouso. Estamos em tempos medievais...

Mais do que experiências subjectivas, entendi ser pertinente dar a conhecer essa energia positiva que existe na região de Piemonte, Itália, em direcção a Cabo Verde. São famílias, personalidades, instituições que aprenderam a gostar destas ilhas e consideram-nas suas segundas casas.

Na volta

Escuto sem parar Danielle Pino, Renato Zero, Antonello Venditti, Luigi Tenco. Comigo veieram Per Nascere son nato de Pablo Neruda, e Le Settimane Sociali (1907 – 2007), Un confronto per la crescida dell, Itália, de Giovanni Quaglia . Outros momentos…

4 comentários:

Anónimo disse...

Margarida,

É interessante o que contas. Um pouco por todo o mundo, há um rol de gente que se empenha solidariamente para que as coisas funcionem em Cabo Verde. O pessoal, por vezes, fica mergulhado no rame-rame da politiqueira e se esquece do humanismo com que se constrói a vida cabo-verdiana. O exemplo dos Capuchinhos merece documentário e não só.

Filinto

José Ricardo da Hora Vidal disse...

Querida Amiga, muito beloe ste post sobre os frades Capuchinhos em Cabo Verde. Além de lembrar que solidariedade é tudo na base (e base do Humanismo), atenta que todos os homens e mulheres de boa-vontade podem e devem ajudar o próximo, apoiando missões como essa. Um abraço sincero e forte do seu amigo, Ricardo Vidal.

P.S. Ficaste bonita de óculos. Como sempre, encantadora.

pura eu disse...

Pois é! A nova T.cv vai fazer a sua parte. Realmente a grande obra dessa congregação diluida ao longo desses 60 anos precisa ser melhor conhecida e reconhecida. Sem falar dos actuais projectos: Ontem conversava com uma pessoa que confessava o seu desnumbramento com as condições de funcionamento do Hospital S.Francisco, em S.Filipe. É um caminho..

pura eu disse...

Tens razão, amigo. Continuas muito simpático. Obrigada.