6 de outubro de 2008

FESMAN pode vir para Cabo Verde

Wynton Marsalis















Uma comissão senegalesa fez, hoje, um convite formal ao Ministro da Cultura, Manuel Veiga, apelando à participação de Cabo Verde no Festival Mundial de Artes Negras 2009: a ideia é descentralizar o certame, e ter um ou mais palcos também em Cabo-Verde, além do Senegal, a sede do evento. Desde Janeiro que a comissão organizadora tem mobilizado vontades para a IIIª Edição do FESMAN que acontece em Dezembro do próximo ano sob o lema Renascença dos países Africanos.
O Brasil é o grande parceiro desta festa: está a participar na definição do projecto e prometeu mobilizar a participação de países latino-americanos. Para já, uma das suas propostas é “repassar a experiência brasileira para organizar o Carnaval de encerramento da III FESMAN”.
O programa está em definição, mas espera-se no FESMAN, além de artistas africanos, nomes da diáspora negra como o trompetista americano Wynton Marsalis (foto), Stevie Wonder, Gilberto Gil e tantos outros.
O Ministro da Cultura de Cabo Verde não respondeu ainda à comissão organizadora. Vamos aguardar, então, pela resposta que poderá definir o futuro dos palcos crioulos...

Sem comentários: