27 de fevereiro de 2009

Bully Cibernético, não!

pic

























É lamentável assistir ao avalanche de auto nomeados a terem o trabalho de ecoar panfletos digitais sem o mínimo de juízo crítico, com laivos de cinismo travestido de bravura que chega a doer.

A propósito desse e-mail anónino que anda a circular na rede e mereceu alguma publicação, ocorre-me uma entrevista sobre os blogues em que uma colega me perguntava sobre a necessidade (ou não) de um código deontológico dos bloguers; entendo que a dinâmica do meio vai influir na reconfiguração da sua gramática, mas essa é uma outra história bem diferente.

Antes disso, bem antes, é primário respeitar a liberdade do outro em qualquer fórum público: o pacote inalienável pressupõe ter argumentos para acusar, ter uma fonte (ainda que anónima para o leitor, mas conhecida do publisher), e permitir a reacção do(s) acusado(s).

A credibilidade de qualquer informação (incluindo nos blogues sérios) parte dessas premissas alicerçadas na ética e na responsabilidade que não devem nunca ser confundidas com falta de coragem, ou interesses outros.

Runheza, ou desaviso?! Fica a dúvida, entretanto!

2 comentários:

Unknown disse...

Margarida, compreendo o teor do teu post, aliás no mesmo comprimento de onda do que escrevi no Café Margoso. Quando aos códigos blogueiros para mim é muito simples e é baseado numa teoria com mais de 200 anos: selecção natural. Os melhores ficam, os outros podem ficar, mas ficam a falar sozinhos. A liberdade é a de quem seleciona os endereços para ir a cada lugar. E ninguém vai onde não sente bem. Abraço

pura eu disse...

João, relativamente ao código blogueiro, concordo contigo.

No que toca a este e-mail plantado, infelizmente, a seleção é tudo, menos natural, (tanto é que o emissor sem rosto está a atingir os seus objectivos: disseminar dúvidas, e criar especulações).