13 de julho de 2009

Lauro Moreira voltou...

Lauro Moreira




















Noite de poesia e tertúlia literária esta quarta-feira, na Cidade Velha, a cargo de Lauro Moreira, (foto) embaixador do Brasil na CPLP, de visita a Cabo Verde, a convite da Edilidade de Ribeira Grande de Santiago e do Centro Cultural Brasileiro. O móbil desta visita, com pendor fortemente cultural, tem a ver com Cidade Velha, recentemente eleita pela UNESCO a Património Mundial da Humanidade.

Essa personalidade complexa e multifacetada, declamador poético de grande nomeada, vai realizar um sarau intitulado “Vozes Poéticas da Lusofonia”, tendo, para além disso, um encontro marcado com escritores e intelectuais cabo-verdianos. É da autoria de Lauro Moreira o CD “Manuel Bandeira – o Poeta em Botafogo” (conversa entre Bandeira e Lauro Moreira, em casa deste no Rio de Janeiro).

Pela certa, o homem irá recitar poemas lusófonos, sem esquecer Jorge Barbosa e, quem sabe, Arménio Vieira, Prémio Camões 2009. Tudo isso, a prestigiar Cidade Velha, berço da nacionalidade cabo-verdiana e património da Humanidade. Naturalmente…

Antes de assumir a Missão Permanente do Brasil na CPLP, em Lisboa, Lauro Moreira dirigia a Agência Brasileira de Cooperação, e nessa qualidade ele visitou Cabo Verde pela primeira vez. No background desse diplomata, constam ainda os cargos de embaixador no Marrocos e coordenador das comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.

Curiosidades

Lauro Moreira já foi presidente da Academia de Letras do Rio de Janeiro e foi marido (tal como João Cabral de Mello Neto, saiba-se) de Marly de Oliveira, um dos vultos da poesia lusófona. Esse casamento de 1964 (foto 2) teve como padrinhos a delacerante escritora Clarice Lispector e o poeta dos abraços Manuel Bandeira...

casamento de Lauro Moreira















... mais palavras para quê?!

Sem comentários: