2 de junho de 2005

S.Filipe: Cidade de todos os santos

ExampleQuando se fala em S.Filipe pensa-se na sua localização voltada para o mar e nos seus sobrados, pela sua arquitectura, pelo seu urbanismo e pelo seu percurso humano e social. Esse mundo dos sobrados que testemunha um certo drama e uma certa grandeza reclama, entretanto, um tratamento mais dinâmico.
Uma iniciativa de preservação que salta à vista de quem visita a ilha do Fogo é a Casa da Memória da cidadã Suiça Monique Widmer que escolheu a cidade para viver. Situa-se na parte histórica da cidade e é uma antiga casa de habitação e, depois, casa comercial, que serviu, nos anos 60, para projectar filmes, funcionando assim como o primeiro cinema ao ar livre do Fogo.
Desde a sua restauração, em 2001, a Casa da Memória tornou-se num museu incontornável que acolhe em permanência uma exposição etnográfica dos diferentes aspectos da cultura e da história da Ilha do Fogo.
Example
São Filipe também encanta pela força das suas tradições patenteadas na secular presença da Igreja Católica na ilha e num sincretismo denotador de forte resistência cultural, das suas manifestações festivas e folclóricas. Se é que a festa de São Filipe continua viva e pujante, a oficialidade municipal, urge também dar traço portentoso às festas de São Sebastião, São João, S. Paulo, S. Paulinho e São Pedro. Todas estas manifestações culturais são elementos essenciais da montagem de um puzzle cultural que aguarda tratamento adequado. O canizade, por exemplo, está em vias de desaparecer, lembra, Fausto do Rosário, um natural da ilha.
Fogo é uma ilha rica, com imenso filão histórico e cultural para ser explorado. A riqueza depende da capacidade de interpretar e recriar a História, dizia o historiador Correia e Silva.

3 comentários:

Anónimo disse...

A nossa cidade é mesmo especial. Que saudades tenho. De tudo, das pessoas, de cada sobrado, de cada canto e recanto, do sol a por se por detras da Ilha Brava...
È bom que todos os factores que realmente tornam esta cidade um lugar especial sejam perservados.

Beijinhos,
Katia

pura eu disse...

De facto dá saudade Katy...há que voltar sempre e respirar os ares da infância e da adolescência. Fazem bem a nós e aos que hoje fazem parte das nossas vidas. Um beijinho... até um dia (não necessáriamente distante)para um passeio pelas ruelas da nossa cidade.
Margott

Matilde disse...

San Filipi é un sidadi kenti y janota. Bu ten razao, Katia: odja Sol ta kanba tras di Brava é espesial, inda más si bu sta sintadu na Altu San Pedro, midjor inda ku un kopu di vinho manecon branku.
Teta, Matilde