19 de setembro de 2007

A emigração e o frio

















1. Creio que devemos fazer notar com preocupação as notícias que ontem deram conta do cerco que a Europa tem, vergonhosamente, fechado aos emigrantes. Desde criancinha que aprendemos, uníssono, a dizer que os cabo-verdianos, entenda-se pobres, saem para fora à procura de uma vida melhor. Portugal vai restringir-se à entrada de imigrantes com curso médio ou superior. França só admite poliglotas, ou seja o imigrante que, além da sua língua, domine o francês, além de criar barreiras ao agrupamento familiar. Será, certamente, mais comedido fechar os serviços consulares de visto, em vez de estar a zombar com a dignidade alheia.
A preocupação redobra quando um país de emigrantes (com e sem documentos), e, recorde-se, aberto ao mundo, queda em silêncio, e segue prestando colaboração no que se convencionou chamar “emigração ilegal”.

2. No rádio Djavan nos remete ao frio que vem lá do sul....

5 comentários:

Aguiar disse...

e porque que somos obrigados a imigrar? porque nao podemos ficar nas nossas terras, o que fazem nossos governantes para que seus concidadaos nao emigrem? Em França oiço mtos franceses a elevarem as suas vozes pelos imigrantes, sejam eles africanos ou de outra parte do mundo, mas nao oiço as vozes daqueles que sao elitos com o votos do povo em Africa e se dizem nosso irmaos...

Gostaria de ouvir a sua opiniao sobre isto, sera pedir mto? agradeço antecipadamente;
saudaçoes cordiais

pura eu disse...

Não é pedir muito, e acho que respondo no último parágrafo, à minha escala, a sua inquietação. Refiro-me como exemplo às autoridades do meu país, mas a tendência pode, com as devidas ressalvas, estender-se ao continente. A mesma coisa fez Wade no Senegal, ao abrir os braços a Sarkozi (???) no combate à “emigração ilegal”. Ou seja, quando os africanos apoiam essas iniciativas avulsas e apressadas, quer dizer que não dispõe de políticas próprias… não têm uma abordagem interna coerente e consequente contra a pobreza, o trabalho e a dignidade humana. Certo? Exemplo disso, é o tal vídeo produzido em Espanha e exibido no Senegal, desencorajando a emigração. De todo o modo, a pobreza extrema, os conflitos étnicos e políticos, hoje a epidemia da Sida, são as verdadeiras ameaças a uma estabilidade socioeconómica em África… mas para atenuar essas adversidades elegem-se pessoas … a partir daí, a conversa tem sido outra, como sabemos.

José Ricardo da Hora Vidal disse...

Querida ex-colega faconiana Margarida:

Primeiro lugar, parabéns pelo seu blog e pela sua carreira de Jornalista. Vi pela internet que fizeste muitos progressos!!! Fico feliz em saber que minha querida ex-colega está tendo sucesso. Espero que outros bons ventos (destes ótimos ventos que sopram d'África) levem-te para outras glórias e sucessos.

Quanto ao post "A emigração e o frio", você tocou em um ponto interessante. Agora que a Europa renasce como potência que pode ombrear ao poderio norte-americano e sua economia já não apresenta crescimento tão acelerado, começa a surgir cada vez mais restrições à entrada de emigrantes. Curiosamente, a pouco mais de cem anos, foi a Europa um celeiro de emigrantes que mandava seus filhos paar América e África, uma vez que ela enfrentava seus problemas internos. Digo isso porque meu avô paterno é espanhol e ele emigrou para o Brasil porque na terra dele enfrentou um período de miséria. Já imaginou se naquela época houve medidas para restringir a entrada de europeus pobres? Com certeza eles teriam reclamado dizendo que estava sendo discriminados... Da mesma forma, quando terminou a carnificina da 02ª Guerra Mundial, os europeus não reclaramaram da chegada de emigrantes (principalmente de suas ex-colonias), que foram a principal força motriz da recuperação continental. Sinceramente, isso acaba mostrando um certo cinismo que a comunidade internacional deveria repudiar veementemente. A própria Europa que superou suas antigas diferenças entre povos em prol da unidade, cooperação e integração continental, deveria ter mais hombridade e ajudar na integração mundial - ajudando suas ex-colonias a se recuperarem da rapina que sofreram no passado e criando condições que possam acolher e integrar os emigrantes que por ventura queiram residir lá (como eles foram bem acolhidos em outros momentos, pelas nações latino-americanas).

Bem, espero esteja na linha do que você tinha a dizer. Em todo caso, quero te desejar meus votos de sucesso pra ti. UM abraçoo de um ex-colega da FACOM-UFBA

Ricardo Vidal
http://www.bardocelta.blogspot.com

pura eu disse...

Querido amigo, Vidal. Quanto tempo!! Saudades.

Pois é, acho que disseste tudo. Esse pessoal está é com memória curta...só isso.

Um abraço

Aguiar disse...

obrigada pela resposta, mto pertinente e oportuna. desculpe a demora, mas estava cogitando...
saudaçoes cordiais