
1. Creio que devemos fazer notar com preocupação as notícias que ontem deram conta do cerco que a Europa tem, vergonhosamente, fechado aos emigrantes. Desde criancinha que aprendemos, uníssono, a dizer que os cabo-verdianos, entenda-se pobres, saem para fora à procura de uma vida melhor. Portugal vai restringir-se à entrada de imigrantes com curso médio ou superior. França só admite poliglotas, ou seja o imigrante que, além da sua língua, domine o francês, além de criar barreiras ao agrupamento familiar. Será, certamente, mais comedido fechar os serviços consulares de visto, em vez de estar a zombar com a dignidade alheia.
A preocupação redobra quando um país de emigrantes (com e sem documentos), e, recorde-se, aberto ao mundo, queda em silêncio, e segue prestando colaboração no que se convencionou chamar “emigração ilegal”.
2. No rádio Djavan nos remete ao frio que vem lá do sul....
Comentários
Gostaria de ouvir a sua opiniao sobre isto, sera pedir mto? agradeço antecipadamente;
saudaçoes cordiais
Primeiro lugar, parabéns pelo seu blog e pela sua carreira de Jornalista. Vi pela internet que fizeste muitos progressos!!! Fico feliz em saber que minha querida ex-colega está tendo sucesso. Espero que outros bons ventos (destes ótimos ventos que sopram d'África) levem-te para outras glórias e sucessos.
Quanto ao post "A emigração e o frio", você tocou em um ponto interessante. Agora que a Europa renasce como potência que pode ombrear ao poderio norte-americano e sua economia já não apresenta crescimento tão acelerado, começa a surgir cada vez mais restrições à entrada de emigrantes. Curiosamente, a pouco mais de cem anos, foi a Europa um celeiro de emigrantes que mandava seus filhos paar América e África, uma vez que ela enfrentava seus problemas internos. Digo isso porque meu avô paterno é espanhol e ele emigrou para o Brasil porque na terra dele enfrentou um período de miséria. Já imaginou se naquela época houve medidas para restringir a entrada de europeus pobres? Com certeza eles teriam reclamado dizendo que estava sendo discriminados... Da mesma forma, quando terminou a carnificina da 02ª Guerra Mundial, os europeus não reclaramaram da chegada de emigrantes (principalmente de suas ex-colonias), que foram a principal força motriz da recuperação continental. Sinceramente, isso acaba mostrando um certo cinismo que a comunidade internacional deveria repudiar veementemente. A própria Europa que superou suas antigas diferenças entre povos em prol da unidade, cooperação e integração continental, deveria ter mais hombridade e ajudar na integração mundial - ajudando suas ex-colonias a se recuperarem da rapina que sofreram no passado e criando condições que possam acolher e integrar os emigrantes que por ventura queiram residir lá (como eles foram bem acolhidos em outros momentos, pelas nações latino-americanas).
Bem, espero esteja na linha do que você tinha a dizer. Em todo caso, quero te desejar meus votos de sucesso pra ti. UM abraçoo de um ex-colega da FACOM-UFBA
Ricardo Vidal
http://www.bardocelta.blogspot.com
Pois é, acho que disseste tudo. Esse pessoal está é com memória curta...só isso.
Um abraço
saudaçoes cordiais