17 de novembro de 2008

Cultura em debate

Adenor Gondim













Promover Cultura, na sua expressão múltipla e criativa. Trabalhar para a sua sustentabilidade e preservação… são as metas do Fórum Internacional sobre a Economia da Cultura que arrancou, hoje, na Cidade da Praia. O encontro organizado pelo Ministério da Cultura reúne autoridades, promotores culturais e artistas, nacionais e estrangeiros.
Quatro dias de trabalho e que, conforme o Ministro da Cultura Manuel Veiga, marcará uma iniciativa despoletadora de mudança, transformação e certezas. O financiamento, a gestão cultural, a criação artística, o diálogo inter cultural, a sustentabilidade são as linhas-mestras deste encontro.
A falta de uma política cultural coerente e de uma visão pragmática face à preservação e promoção culturais tem sido uma das críticas unânimes dos operadores e homens de cultura em Cabo-Verde.
As responsabilidades, nesse campo, devem ser partilhadas. Quem o diz é o Presidente da República. A problemática da formação dos agentes culturais, o conhecimento das obras e dos produtos culturais e sua divulgação são os aspectos críticos. Chamadas à problemática estariam também a educação e a comunicação social como elementos integradores fundamentais do universo cultural.
E porque de simbologias e suas representatividades se vai falar nesses quatro dias de trabalho, o Presidente Pedro Pires evocou, a abrir o Fórum, as memórias de Miriam Makeba e de Pedro Cardoso, como símbolos endógenos e exógenos de Cultura.

Diversidade Cultural

A troca de experiências vai ser uma modalidade forte desse fórum. Destacamos, por exemplo, a presença do Presidente da Fundação Cultural Palmares do Brasil, Zulu Araújo. Uma das fortes recomendações dessa Instituição (parceira do MC) às autoridades culturais de Cabo Verde, vai no sentido da implementação e do seguimento da convenção da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. Um elemento que, conjugado com os incentivos e a legislação, fortalece as políticas públicas para a promoção e divulgação da cultura nos países em desenvolvimento.

foto: adenor gondim

Sem comentários: