10 de novembro de 2008

Orgulho e Pesar

Makeba













“Os momentos” remarca com um misto de pesar e “orgulho” o falecimento hoje, aos 76 anos, da cantora sul-africana, Miriam Makeba - foto -, aquela que foi a mais combativa e internacional cantora do continente africano. Com um estilo único combinando o jazz, o folk e outros ritmos tradicionais da África do Sul, Miriam Makeba soube cantar em nome da África, e contagiar os palcos e artistas de boa parte do mundo; a dor, a opressão, mas também a liberdade, o sonho, e o futuro: Mamma África, Pata Pata e Malaika foram hinos do mundo.
“People think I consciously decided to tell the world what was happening in South Africa. No! I was singing about my life, and in South Africa we always sang about what was happening to us — especially the things that hurt us”.
Miriam Makeba cantou até ao último dia de sua vida, como sempre quis.

Premiados

José Luis Tavares, poeta, e Glaucia Nogueira, jornalista brasileira que reside em Cabo Verde, foram dois dos nove premiados no II Concurso Literatura para Todos promovido pelo Ministério da Educação do Brasil.
O valor do prémio é de 10 mil reais, com posterior publicação. José Luis Tavares foi galardoado com a obra inédita “Os Secretos Acrobatas” e Glaúcia Nogueira com a versão infantil de “O Tempo de B. Léza – Documentos e Memórias", primeiro livro da autora.
Aos dois amigos os meus parabéns.

1 comentário:

Pedro Nobre disse...

Estimado Leitor,

É com enorme prazer que o convido a conhecer o blog oficial do meu 1.º livro de Poesia, que se intitula "Coração de Cristal". Para mais informações aceder a http://coracaodecristal.blogs.sapo.pt.