4 de novembro de 2008

Impressões... e notas

picasso-femme














1. Hoje é o meu dia: a minha madrinha completa em S. Filipe 105 anos e vai cortar um bolo em Curral Grande. Como já tive oportunidade de escrever neste post, Felismina Mendes encerra um episódio interessante na história do Fogo e pour cause… deste país. É a última filha viva de Nhô Henrique, o dono de sete palhabotes que faziam as viagens Cabo Verde Estados Unidos, dentre os quais o navio Ernestina.

2. É também meu e nosso dia por causa de Obama: que já é, antes de tudo, o eleito da esperança.

1. Hoje é o último dia dedicado à conferência “Mestiçagem socioculturais e procura de identidade na África Contemporânea: o caso dos países africanos lusófonos” a decorrer desde ontem na Cidade da Praia. A iniciativa é uma parceria entre a Codesria e a UNICV, que, de si, é interessante porque demonstra o início de um afrontamento intelectual mais directo com o continente africano, que pode ser, inclusive, uma achega ao ideário da Integração regional. Gosto de ter pensamentos positivos.

2. De 6 a 9 de Novembro decorre em Salvador da Bahia o primeiro Colóquio África e Diáspora sob o lema: O lugar da mulher negra na geopolítica: refletindo sobre os desafios das lutas contra a pobreza e o racismo. Uma iniciativa da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO). “o objetivo mais geral é de redesenhar cartografias de fronteiras da afro-descendência, dando visibilidade a produções, práticas e projetos em que a mulher negra seja não mais objeto mas sim protagonista e sujeito.” A engrossar a lista de activistas de renome, documentaristas e estudiosos, Cabo Verde marca presença com Edeltrudes Pires Neves.

Sem comentários: