Avançar para o conteúdo principal

Depois de tudo...

Obama e Sasha





















"Tout moment est dernier, parce qu’il est unique." Marguerite Yourcenar
Barack Hussein Obama é desde 20 de Janeiro (data hoje duplamente simbólica for us/me) o Presidente dos Estados Unidos da América, a nação mais poderosa do mundo, e eu que nada tenho a ver com a América, fiquei intensamente touché! Longe de equilibrar a América, pacificar as hostes, ajudar a África, ou prevenir contra uma possível recessão económica mundial, Obama, for me, significa vitória, compromisso, igualdade de oportunidades, e sobretudo atitude na vida.
E por falar em atitude, diria, em tempos de paz, que qualquer governo de Cabo Verde, no gozo da sua soberania conquistada, pode e deve emitir comunicados, apelando, ou posicionando-se (e não ordenando) contra invasões ou guerras, e fazer-se presente no plano internacional. À semelhança de outras soberanias, Cabo Verde também goza desse direito reconhecido pelas Nações Unidas.

Comentários

Arsénio disse…
Obama veio dar ao mundo um sinal de mudança e de esperança.
Mesmo na campanha ele fez diferente e durante o mandato acredito que fará também diferente. Não para ser diferente, por gosto, porque a América precisa ser diferente.
O mundo precisa de uma América cheia de saúde, porque todos, uns mais outros menos, de lá.

Cabo Verde deve sim mostrar a sua voz e vez. Claro, respeitando as convenções internacionais.

Mensagens populares deste blogue

Depois da Bandeira

1. SÃO LOURENÇO continua a ser um dos lugares mais agradáveis da Ilha do Fogo. O cemitério casado com a igreja e a casa paroquial; um lugar quase ermo, com a cara voltada para o mar, e um punhado de terra no ventre. Terra boa que d...eu bons filhos à ilha. Nesse cemitério, sob a imagem de uma pirâmide, mesmo à entrada, fica a campa do médico e escritor, Henrique Teixeira de Sousa, natural de Outrabanda, freguesia do Santo. Dois passos à frente descansa eternamente Padre Fidelis Miraglio, o eterno pároco de S.Lourenço e um dos primeiros Padres Capuchinhos italianos a pisar Cabo Verde. Na residência paroquial, mesmo ao lado, vive outro pastor de S.Francisco: Padre Camilo Torassa, italiano, filho de Cuneo, a viver entre Fogo, S.Vicente e Brava há mais de 50 anos: apesar do mal que lhe aflige os olhos e as pernas, a lucidez o acompanha. Éramos quatro adultos e uma criança, e fomos expressamente a São Lourenço para o visitar. Conversa vai, conversa vem, desafiou a um dos visitantes que co…

CODÉ DI DONA: 1940-2010

Codé di Dona tem um perfil de funaná que cativou a atenção da nação” disse Eutrópio Lima da Cruz em entrevista à TCV.

Todos são unânimes em considerar Codé di Dona (1940-2010) como uma das figuras incontornáveis do funaná, género musical outrora confinada à Ilha de Santiago, hoje com ressonância universal.

Compositor de músicas definitivas do repertório nacional, como “Febri Funaná”, “Fome 47”, “Praia Maria”, “Yota Barela”, “Rufon Baré” e “Pomba”, entre dezenas de outras, Codé di Dona emocionou os cabo-verdianos, ao longo de uma meteórica vida artística, com a singularidade das suas melodias e a poesia das suas letras. A composição “Fome 47”, só para citar um exemplo paradigmático, constitui uma imensa referência sobre uma das realidades históricas mais marcantes de Cabo Verde: a estiagem, a fome e a emigração para São Tomé e Príncipe. A imagem da partida do navio “Ana Mafalda” faz parte do imaginário colectivo dos cabo-verdianos, tanto que essa música é entoada, como um hino, pelos se…

Poema de amanhã

(...) - Mamãe!

Sonho que, um dia,
Estas leiras de terra que se estendem,
Quer sejam Mato Engenho, Dacabalaio ou Santana,
Filhas do nosso esforço, frutos do nosso suor,
Serão nossas. (...) ilustração: Mãe preta de Lasar Segall, 1930 poema: Poema de amanhã de António Nunes, 1945