22 de janeiro de 2009

Depois de tudo...

Obama e Sasha





















"Tout moment est dernier, parce qu’il est unique." Marguerite Yourcenar
Barack Hussein Obama é desde 20 de Janeiro (data hoje duplamente simbólica for us/me) o Presidente dos Estados Unidos da América, a nação mais poderosa do mundo, e eu que nada tenho a ver com a América, fiquei intensamente touché! Longe de equilibrar a América, pacificar as hostes, ajudar a África, ou prevenir contra uma possível recessão económica mundial, Obama, for me, significa vitória, compromisso, igualdade de oportunidades, e sobretudo atitude na vida.
E por falar em atitude, diria, em tempos de paz, que qualquer governo de Cabo Verde, no gozo da sua soberania conquistada, pode e deve emitir comunicados, apelando, ou posicionando-se (e não ordenando) contra invasões ou guerras, e fazer-se presente no plano internacional. À semelhança de outras soberanias, Cabo Verde também goza desse direito reconhecido pelas Nações Unidas.

1 comentário:

Arsénio Gomes disse...

Obama veio dar ao mundo um sinal de mudança e de esperança.
Mesmo na campanha ele fez diferente e durante o mandato acredito que fará também diferente. Não para ser diferente, por gosto, porque a América precisa ser diferente.
O mundo precisa de uma América cheia de saúde, porque todos, uns mais outros menos, de lá.

Cabo Verde deve sim mostrar a sua voz e vez. Claro, respeitando as convenções internacionais.