11 de setembro de 2009

Thaiti, e (os anos que passam)...

momentos




















Em homenagem a Amílcar Cabral, patrono da pátria cabo-verdiana, que, amanhã, faria 85 anos se estivesse vivo, três organizações da sociedade civil organizam esta tarde uma mesa-redonda sobre a zona do Thaiti, com enfoques no valor intrínseco do espaço e nas intervenções urbanísticas e outras em projecto. O debate na Biblioteca Nacional logo mais promete.
Várias são as margens e as virtualidades desse espaço onde outrora funcionara a Aguada da Praia e os armazéns da Companhia de Grão Pará e Maranhão, e hoje ostenta o Memorial Amílcar Cabral.
Alguns projectos de intervenção urbanística recaem, entretanto, sobre a zona do Thaiti. Apesar de aprovados pela edilidade, tais projectos enfrentam a desaprovação de certa franja esclarecida da população que não quer ver descaracterizada e alienada o potencial ambiental, histórico e patrimonial de um dos espaços mais emblemáticos da capital.
Um dos mais acérrimos críticos de intervenção urbanística no local é o arquitecto Pedro Martins que desaprova quaisquer intervenções que não se balizem pela reconstituição da área verde, com vocação de reserva botânica, a reconfiguração da antiga Aguada da Praia, marco fundacional da cidade, e a compatibilização dos vários aspectos potenciais desse espaço num quadro de um futuro Plano Urbanístico Detalhado.
A Associação Pró Praia e a Câmara Municipal da Praia são as outras instituições que irão ser parte desse debate.

Os anos ...

"Os Momentos" completou 5 anos no passado dia 30 de Agosto …e pensar que parece há dias em pleno 2004 quando tudo começou. A todos, amigos, conhecidos, visitantes, e já agora admiradores secretos (sim, os há) toda a ternura dos momentos vividos com poesia! Continuamos por aqui…

7 comentários:

M.J.Marmelo disse...

Admirador não secreto, mas, ainda assim, relapso, parabeniza em modo atrasado o blogue e a autora.
Beijo

Unknown disse...

5 anos! Parabéns! Vai valer um post, amanhã. Abraço, João Branco

Anónimo disse...

Parabens miúda...

pura eu disse...

Jorge, pois bem... atrasado nada, muito menos relapso.

JB, obrigada desde hoje :)

E. sempre por perto...

Beijos aos três.

Margarida

da caps disse...

Vão os parabéns e votos de muita vitalidade, poética e não só, nem que seja só para deixar algo aos visitantes, nos dias que passam.

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei do blog.

pura eu disse...

Valeu, da Caps. Os dias que passam vão continuar a ecoar neste sitio...