8 de outubro de 2009

Viagem para os cais de sempre

good sensation

























1. Hoje, bem cedo, fiz um programa peculiar na companhia de um operador de imagem. Saímos às 7 horas do Cais da Praia no Princess Marine, e uma hora e 40 minutos depois já estávamos ancorados no Cais de Vales Cavaleiros, na Ilha do Fogo. De seguida, tempo apenas para o desembarque dos passageiros e cargas, seguimos rumo à Ilha Brava, e 15 minutos depois entramos no Cais de Furna. Não demoramos muito na Brava, tempo apenas para beber uma água, enquanto enbarcavam os passageiros da Ilha de Nhô Eugénio. Voltamos com o mesmo pique e uma e media da tarde, abraçamos o Cais da Praia.
Um verdadeiro acontecimento que vai abrir um novo episódio na até então precária ligação marítima inter-ilhas a nível de Sotavento. Estreitando distâncias e dinamizando a circulação de pessoas, esta aquisição chega numa altura crítica, em que algumas ilhas, como a Brava e Maio, já davam sinais de isolamento agravado. Agora, todos os dias, Maio, Fogo e Brava estão logo ali, a pouquíssimas horas da Capital.

2. O Cais dos Vales Cavaleiros, apesar dos discursos e de infindáveis promessas continua a ser o de sempre. Ano entra, ano sai, nada muda. Nem o barracão que serve de lanchonete consegue surpreender, pelo aspecto, já que os salgados e a cachupa guisada marcam o paladar. Inesquecível mesmo continua a ser as piadas dos estivadores da minha ilha.

3. Sobre o porto da Furna, na Ilha Brava, não diria muito diferente; mas aí a desolação é mais profunda, e o deserto de gente indicia um profundo abismo ilhéu.

2 comentários:

Benvindo Chantre Neves disse...

No verão do ano passado decidi ir ao Maio passar alguns dias de férias. Passei por uma experiência terrível por causa dos transportes.
Em Agosto último escolhi a ilha do Fogo. Para quem decide fazer turismo interno, a problemáica dos transportesdesencoraja (os preços, falta de alternativas...) Do Presídio via a Brava bem pertinho e logo quis dar um saltinho até lá mas o fantasma da falta de transportes, sempre presente, impediu-me de fazer isso.

Espero que esta melhoria seja para durar. Já estou a imaginar uns 4 dias de relax na Brava.

Abraço

pura eu disse...

Vamos esperar que sim, Benvindo... é a tua oportunidade de estar na Brava Ilha hehe..

beijos