2 de outubro de 2009

Mário Lúcio ganha "Prémio Carlos de Oliveira"

Mário Lúcio






















“A obra se distingue de todas as outras apresentadas a concurso”. Esta é a primeira nota da acta do júri em relação ao “Novíssimo Testamento”, romance do músico e escritor cabo-verdiano Mário Lúcio. O livro foi o vencedor do Prémio Carlos de Oliveira, destinado aos escritores em língua portuguesa, numa lista de 67 obras concorrentes. “Novíssimo Testamento” é uma fábula que nasce de uma revelação fotográfica, em que Jesus Cristo é uma mulher, e conhece assim novos desafios e provações.
O autor que recebeu a notícia do prémio com uma gargalhada disse que “nesse novo mundo, nessa nova era, Jesus após a ressurreição, no livro, é uma mulher, e isso coloca uma outra leitura do mundo, outras construções, outras imaginações..."

O País Santoral que é Cabo Verde é o palco do "Novíssimo Testamento" de Mário Lúcio. As ilhas de Santiago, São Vicente e Santa Luzia, e um apanhado das suas reminiscências perante Jesus Cristo dão o mote à obra.
Em S. Vicente onde tudo é levado a uma vivência mais divertida, Jesus se sente uma super star no Carnaval”. Ou em Santa Luzia onde Jesus faz a sua travessia do deserto e diz que “a única ilha com nome de mulher e nunca teve um filho nas suas entranhas”.

Um domínio da escrita “notável”, “uma poderosa efabulação”, “muito humor”, e um forte “domínio do religioso” são outros itens pontuados pelo júri. O romance de Mário Lúcio escrutina o Novo Testamento, numa perspectiva histórica, e explora todas as dúvidas pós ressurreição vividas por Jesus. Tudo isso, graças à tolerância do Cristianismo, disse-nos Mário Lúcio.
O valor do prémio literário Carlos de Oliveira é de 5.000 mil euros, e será suportado pela Câmara Municipal de Cantanhede, (Portugal) uma das promotoras do concurso ao lado da Fundação Carlos de Oliveira. A publicação da obra também será assegurada pela autarquia.

Infância

Sonhos
enormes como cedros
que é preciso
trazer de longe
aos ombros
para achar
no inverno da memória
este rumor
de lume:
o teu perfume,
lenha
da melancolia.

Carlos de Oliveira, in 'Cantata'

bom fim-de-semana

2 comentários:

Tchale Figueira disse...

Parabens ao meu compadre Mário Lucio. O livro já deu seus frutos. As converças que tivemos quando o livro ainda era embrião!!!!!

É A PROVA QUE EXISTE UMA GERAÇÃO DE BONS ESCRITORES NO UNDERGOUND COM PROPOSTAS NOVAS QUE NÃO É SÓ TCUVA E SECA.

BRAVO!!!!!

pura eu disse...

Concordo contigo Tchale... adorei Vidas Paralelas, e agora estou curiosa para ler Novissimo Testamento. Novas propostas na literatura cabo-verdiana, de facto...