23 de janeiro de 2010

Morreu o autor de "Famintos"

Luis Romano













Navio-berço de menino crioulo,
navio-guia que ficou sem ir
“navio idêntico ao navio da nossa derrota parada”, assim escreveu Luís Romano, em 1963, no poema "Clima".

Na colectânea “Reino de Caliban I”, Manuel Ferreira enquadra Luís Romano na lista dos Poetas das Sete Partidas. Poetas que começaram a ser nómadas e um dia encontraram poiso longe das ilhas, mas apenas fisicamente. Poetas que continuaram a beber da seiva crioula…O escritor e ensaísta Luís Romano faleceu, ontem, no Brasil, Rio Grande do Norte, (onde vivia há 48 anos) vítima de doença prolongada.

Romano foi desde cedo um intelectual militante que inspirou futuros integrantes da gesta libertadora que conduziu à independência nacional. Com a sua produção literária ultrapassou o “terra longismo” e o telurismo característico dos claridosos, para ser um dos escritores que com mais profundidade abordou o drama social e ambiental do arquipélago:

O seu livro “Famintos” constitui uma das maiores denúncias contra a situação dramática de fome e abandono a que as ilhas estavam votadas no período colonial. Por causa das suas obras, de forte denúncia, foi exilado no Brasil, onde continuou a sua actividade literária e de pesquisa etnográfica, sem nunca esquecer as suas raízes e a sua língua materna: actividades que mereceram o justo reconhecimento do governo brasileiro.

Luis Romano nasceu em 1922, na Ilha de Santo Antão. É também autor de vários contos cabo-verdianos incluídos em publicações diversas.

Bibliografia

Famintos, romance popular caboverdiano, 1962, Rio de Janeiro, Brasil
Clima, poemas, 1963, Recife
Cabo Verde - Renascença de uma civilização,1967 e 1970, Lisboa
Negrume/Lzimparín, contos caboverdianos, 1973, Rio de Janeiro, Brasil
Contravento, antologia poética bilingue, 1982, EUA
Cem Anos de Literatura Caboverdiana, 1985, USP-São Paulo, Brasil
Teknosal, vade mécum salineiro, 1990, Col.Mossoró, RN, Brasil
Ilha, estórias caboverdianas, 1991, S. Vicente
Kriolanda - Estigmas, 1999, S.Vicente
Kabverd Civilização e Cultura, 2000, Rio de Janeiro, Brasil

Sem comentários: