18 de junho de 2008

Blindness: quero ver













"Blindness" é o mais novo filme do realizador brasileiro Fernando Meirelles (o mesmo de Cidade de Deus). Durante a rodagem do filme, Meirelles manteve um blog onde descrevia os passos mais importantes da rodagem de "Blindness", uma adaptação cinematográfica do romance Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago. Interessante exercício.
No post nº 12, intitulado “Sobre filmar em SP, Síntese e Culpa” Meirelles confessa, a dada altura, uma ideia que chama atenção: “Descobrir qual é a imagem/síntese de um filme me parece tão importante quanto conseguir formular um “story-line” (resumir o filme em apenas uma frase). Em “Blindness” eu não sei exatamente qual será esta imagem/síntese, mas sempre imaginei um filme opressivamente luminoso. Em nossas 12 semanas de filmagens, conseguimos bons momentos de brancura e agora torço para que no meio das 45 horas de material rodado ou dos 3.888.000 fotogramas expostos, haja ao menos um que consiga traduzir esta história. Se não houver paciência, pois as filmagens já acabaram”
As filmagens já acabaram e o filme abriu o Festival de Cannes 2008, mas como afiançou, na altura, o realizador, não será esse o filme que o mundo irá assistir (a estreia está prevista para Setembro), porque o trabalho passará por uma última fase de montagem, depois das várias a que foi submetido.
"Blindness" é uma co-produção entre o Japão, o Canadá e o Brasil, falada em inglês. A ideia, dizem, foi antecipar a Hollywood com uma homenagem ao Nobel Saramago, e à sua definitiva obra.

6 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto tu "ainda" queres ver,eu já vi!Não vou te adiantar grandes pormenores a não ser que vai satisfazer a tua expectativa...vantagens de ter amigos que são os meus "piratas informáticos"...bj

pura eu disse...

Pois é! E nem me apresentas esses amigos que tão bem te tratam! Já viste a versão final? Isso que é pirataria...hehe
Bj

Anónimo disse...

Olá!
Penso que gostaras de ler este blog: blogdeblindness.blogspot.com
Adorei o post "(Ler de novo) Essex na Ilha do Maio".
Carla (amantedarosa)

pura eu disse...

Olá, Carla. Obrigada pelos comentários.

Conhecia o blog, e até referencio a ele no texto com link e tudo. Talvez não esteja muito visível.
Essa passagem do Essex pela Ilha do Maio fascina-me muito, tanto é que republiquei o texto dois anos depois da primeira postagem.

Volta sempre

Margarida

Anónimo disse...

Tens razão sobre o link. Desculpa.
Eu só li o livro há umas 3 semanas. Gostava de poder escrever que gostei, mas não gostei. O que me leva a não gostar? O horror. Nem sei bem. Sempre quero ver como ficou o filme. Não o consigo visualizar luminoso. Carla

pura eu disse...

Por várias razões, e esta, principalmente, ansio por ver o filme. Não sei como o realizador trabalhou toda a miséria humana do livro para um filme que ilumina. vamos aguardar. Se conseguires o filme antes de mim, diz qualquer coisa.
Ab.

Margarida