17 de outubro de 2009

Les choses qu`on dit, et toi

femme




















1. Comemora-se manhã o dia nacional da cultura, data que começou a ser assinalada em 2006 em homenagem ao poeta escritor e jornalista, Eugénio Tavares, nascido a 18 de Outubro de 1867. Consta que as comemorações deste ano acontecem fincadu na raiz para satisfazer os críticos que em celebrações anteriores apelidaram de elitistas algumas actividades levadas a cabo. Pessoalmente, desconhecia esse barulho. Curiosamente, nisso tudo, o que salta à vista é a febre dos museus: em 2005 nas comemorações ocorridas na Brava, o Ministério da Cultura inaugurou, depois de parcialmente recuperada, a casa onde viveu Eugénio Tavares, que seria imediatamente transformada em museu. O espaço continua inactivo, como se sabe, e partindo daí, pode-se inferir “a dinâmica” dos outros “museus” do país, euforicamente inaugurados nessa data que se repete a cada ano.

2. Club Voz di Povo desponta como um lugar agradável e badalado em pleno coração do Plateau. O espaço anexo à sede da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, vai se compondo à mercê dos frequentadores, e parece que veio para ficar. Para já, cinema documental às quintas, e música ao vivo às sextas são ofertas garantidas: a ideia da gerência é preencher cada dia de semana com um programa diferente. O espaço que é acolhedor oferece também opções de estada: a penumbra do interior, o frescor do pátio, ou a informalidade da entrada. Carlos Veiga, novamente presidente do MPD, deu uma passada rápida no club, na quinta passada.

3. “Um marciano que decida conhecer os cabo-verdianos através dos fóruns electrónicos seria capaz de pensar que somos um povo em guerra civil declarada”, José Vicente Lopes.

4. Acredito inabalavelmente nas coincidências da vida.

2 comentários:

Tchale Figueira disse...

creio que existe lugar para a cultura "popular" e para a outra dita "elitista". O mal é quem está por traz disso. Ministro baralhado, conselheiros incultos a promoverem a própria cabeça...

Alegro-me que na Praia já existe um lugar de cultura com C grande.

A maxima do amigo Zé Vicente é tristemente uma verdade nua e crua.

Setembro disse...

há muito que andava a pensar sobre o Caso dos fóruns electronicos em CV. E a máxima do Zé foi lapidar.