28 de março de 2005

Manuela Jardim entre nós

Example
Encontra-se em Cabo Verde a artista plástica guineense Manuela Jardim. A artista veio à Praia para contactos com as autoridades da cultura, da educação e da edilidade do Tarrafal, na tentativa de materializar a ideia de expor as suas telas numa exposição temática intitulada “Mar de afectos”, e de promover o seu projecto de pesquisa sobre os panos de terra de Cabo Verde.
Manuela Jardim, 53, nasceu na Bolama, e ali permaneceu com os pais até os 8 anos. Depois disso, quando falece a sua mãe muda-se para Lisboa. Nunca mais regressou ao seu país natal, mas a memória desse passado é patente nas suas obras que numa mistura de cores, interpreta a mestiçagem, e a confusão de momentos que tem sido o continente africano.
Foi em Portugal que decidiu seguir o caminho da arte, muito devido à influência de seus familiares da Madeira (Ilha de seu pai) que gostavam da pintura.
É autora de um selo e de um bloco filatélico comemorativo da visita do Papa a Guiné. No seu currículo contam inúmeras exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro.
Manuela Jardim pretende expor os seus quadros, em Cabo Verde, algures em meados deste ano e no quadro das celebrações do 30º Aniversário da Independência Nacional, que, segundo fontes autorizadas, terá uma forte componente de exposições de artes plásticas e visuais.

Sem comentários: