12 de março de 2005

Prémio Sonangol de Literatura

Example
O Concurso para o prémio SONANGOL de literatura acontece este ano, e está aberto a obras inéditas de escritores de Angola, S.Tomé e Cabo Verde. Os interessados podem contactar as Associações dos Escritores desses países e dar entrada à candidatura.
O Prémio SONANGOL de Literatura foi criado em parceria com a Associação dos Escritores Angolanos, há mais de dez anos, com o objectivo de prestigiar os escritores daquele país. Em 1999 foi aberto aos escritores de Cabo Verde e de S. Tomé, passando a ser atribuído de dois em dois anos. Podem concorrer ao prémio obras que se inscrevem nos géneros de poesia e prosa (ficção, colectânea de contos, novelas, romances ou literatura infanto-juvenil). As obras a concorrer devem ser obrigatoriamente assinadas com um pseudónimo, acompanhadas de um envelope fechado contendo os dados completos do autor. O prazo de entrega dos trabalhos decorre de 1 de Janeiro a 1 de Julho. A entrega do GRANDE PRÉMIO acontece a 25 de Fevereiro de cada ano, data em que a Sonangol comemora o seu aniversário. A obra vencedora é lançada em dois actos a contecer, primeiro, em Angola, e, segundo, em Cabo Verde ou S.Tomé.
O vencedor do GRANDE PRÉMIO recebe um prémio pecuniário de vinte mil dólares americanos, mais o valor da publicação da obra, com a tiragem de 1500 exemplares. Além do GRANDE PRÉMIO, existe, ainda, o "PRÉMIO REVELAÇÃO”, com periodicidade anual, destinado exclusivamente a jovens angolanos sem obra publicada.

Sem comentários: