8 de março de 2005

Cabo Verde vai ter áreas protegidas

Example
Vão ser criadas em Cabo Verde áreas protegidas nas ilhas do Fogo, Santiago, S.Nicolau, Santo Antão, S.Vicente, santa Luzia, e Boa Vista consoante a sua biodiversidade.
Prevê-se áreas protegidas terrestres e marinhas. Estas últimas vão ser nas ilhas baixas como Santa Luzia e Boa Vista. Das áreas terrestres podemos destacar as ilhas de S.Vicente e do Fogo tidos como os futuros pólos do ecoturismo.
A Direcção Geral do ambiente, responsável directo pelo projecto socializou, hoje, com os parceiros a sua implementação. De observar, por exemplo, o caso de S.Nicolau que reserva uma vegetação inicial da ilhas, em que a degradação ainda não se fazia presente. A intenção é conservar essa riqueza natural, e através dela, preservar o ambiente e promover o turismo.
A implementação do projecto das áreas protegidas é uma componente do PANA II que, por sua vez, respeita os objectivos do milénio, enquanto motor de preservação ambiental e redução da pobreza.
Este projecto avaliado em 6 milhões de contos será implementado numa primeira fase durante 4 anos, e conta com os apoios do governo de cabo verde, do PNUD através do Fundo Global do Ambiente e de outras fontes.
“Os momentos” faz votos para que o projecto ganhe corpo e fôlego, porque só assim poderemos legar algo de bom para os nossos filhos, nestas ilhas que, dia após dia, ganham rugas de degradação ambiental.

Sem comentários: