25 de março de 2005

Morreu "Nhô Raúl"

Example
Faleceu com 102 anos de idade o tocador de violino, Raúl de Pina. Um exímio músico, natural da Ilha Brava, conhecido dentro e fora do país. Teve 38 filhos, sendo 29 vivos.
Nhô Raúl, apesar de filho de emigrante, viveu sempre em Cabo Verde, entre Brava e Praia. As últimas três décadas passou-as em Cova de Joana na Brava, ao lado da esposa Maria Madalena Gomes de Sena, a quem dedicou o seu único álbum intitulado “Madai”, gravado em 1999.
Tivemos a oportunidade de fazer uma reportagem com Nhô Raul, na Brava, em 2001, durante um casamento de dois jovens italianos da Cidade de Noli que escolheram a zona “Djon da Noli” para o seu enlace. Foi uma festa interessante, porque uma homenagem ao navegador italiano que esteve tanto na Brava como no Fogo, emprestando o seu nome a duas localidades dessas ilhas. Nhô Raúl era a figura central dessa festa, enquanto animador. Em conversa connosco, contava a saudade que sentia da sua juventude em que animava festas durante uma semana a fio. Os seus olhos brilhavam quando falava de Eugénio Tavares, já que era conhecido como “menino da casa de Nhô Eugénio”, figura de quem recebeu uma grande herança lírica. No embalo da conversa ousava até contar alguns episódios românticos da vida do poeta.

Seu percurso...

Raúl de Pina começou a tocar violino com 13 anos de idade por influência da mãe que cantava morna. Diz mesmo que foi a sua mãe que o ensinou a cantar mornas de Boa Vista. “Eu costumava acompanhá-la a cantar”. Foi nesse ambiente que Nhô Raul começou a fabricar violinos que até lhe rendiam algum. Vendia-os por 20$00.
Numa entrevista concedida à Amidjabraba conta como conseguiu o seu primeiro violino moderno. “ Eu ganhei o meu primeiro violino através de um rapaz, cujo pai era capitão”. Nhô Raúl comprou desse jovem um relógio dos Estados Unidos que viera trocar mais tarde por um violino que pertencia ao Sr. Cristiano José Pereira, professor, na altura, em Ponta-abaixo.
Raúl de Pina tinha 17 anos quando veio para Praia. A sua primeira actuação na Capital aconteceu numa festa de boas-vindas que médicos do Hospital da Praia (na altura, apenas 3) resolveram fazer em honra do Dr. Fonseca que acabara de se formar. Nhô Raúl ficou reticente e inseguro com o convite, mas acabou por aceitar o desafio. Foi assim que começou formalmente a tocar em público e a animar bailes por 50 escudos por noite.
Apesar da idade avançada, Raúl de Pina animava bailes até há tempos, sempre na companhia do seu último filho (codé) adolescente.

Com amidjabraba

Sem comentários: