31 de março de 2005

Tchalé Figueira expõe em Coimbra

Tchalé Figueira
O artista plástico cabo-verdiano Tchalé Figueira inaugura sexta-feira em Coimbra, Portugal, uma exposição de pintura, que ficará patente até 1 de Maio na Casa Municipal da Cultura.
Organizada no âmbito da geminação entre as cidades de Mindelo e Coimbra, a exposição reúne perto de meia centena de criações realizadas entre 2003 e este ano, algumas delas de grandes dimensões (2x1,5 metros).
O vereador da cultura da Câmara, citado pela Lusa, define a arte de Tchalé Figueira como resultado de "um permanente desassossego, uma inquietação social… uma arte comprometida, com cariz político e ideológico…”
Essa exposição é para Figueira "o espelho da sua visão sobre o mundo e a sua cidade natal". Um olhar sobre o Carnaval, a música, as pessoas, o quotidiano e as intempéries da vida são os temas que dominam a dita exposição.
Tchalé Figueira nasceu em 1953 na Cidade do Mindelo. É um artista multifacetado, com uma carreira emergente na literatura. Já editou três obras de poesia, tendo ontem lançado na Cidade do Mindelo um livro de ficção, intitulado “Solitário”.
A exposição de Tchalé Figueira dá o mote a um programa cultural de intercâmbio entre a Cidade do Mindelo e Coimbra. No final deste mês vai se deslocar a Coimbra representantes culturais da ilha como o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, o escritor Germano Almeida e os músicos Baú, Voginha e Vasco Martins.

1 comentário:

Anónimo disse...

I am happy that my photo of Tchalé from a concert he held in the French cultural centtre in Praia in 2002 can be used.
Olav Aalberg.
Tabanka