10 de março de 2005

Centro para Jovens Artistas

Example
Encontra-se em Cabo Verde uma delegação do Centro para Jovens Artistas, dos Estados Unidos, para contactos com os parceiros locais, em particular instituições ligadas à juventude e à cultura, para o incremento da cooperação já iniciada.
O Centro para Jovens artistas é um curso pré-universitário de verão, ligado à Universidade de Wesleyan, no estado americano de Connecticut. O curso intensivo, de cinco semanas, direccionado para estudantes liceais, procura potenciar o talento dos mesmos nas áreas da música, teatro, literatura, cinema e artes visuais. Além de tais áreas, o programa enfatiza a aprendizagem inter-disciplinar, o pensamento crítico e a liderança, aspectos considerados afins para uma boa educação no domínio das artes.
Como em muitos programas educativos americanos, o Centro para Jovens artistas realça o multiculturalismo na sua abordagem didáctica.
Há três anos que jovens cabo-verdianos participam nesse programa, graças a José Monteiro, professor de teatro e cabo-verdiano. Monteiro trabalha no centro de Jovens criadores há cinco anos, e numa das suas viagens a Cabo Verde pôde conferir a potencialidade artística dos jovens locais, e levar uma proposta ao seio do programa. Aqui foi criada uma equipa multidisciplinar, sob a alçada da Secretaria de Estado da Juventude, que trabalha em parceria com a instituição americana.
Neste momento a ideia é abrir essa cooperação para outras ilhas do país. Para já existe a intenção de instalar na Cidade da Praia uma extensão desse curso.
O curso, de 26 de Junho a 30 de Julho, tem lugar na cidade de Middletown, em Connecticut, um estado onde a comunidade cabo-verdiana tem uma forte e secular presença, o que permitirá aos alunos seleccionados conhecer, além de aspectos da vida americana, mais um cenário da nação cabo-verdiana, que é a diversidade da sua diáspora.

Sem comentários: