17 de março de 2005

Ricardo Lima Barros: O eterno capitão da "Ernestina"

Example
Capitão Ricardo Lima Barros nasceu na Praia, Santiago, a 23 de Outubro de 1914. Começou a sua carreira de marinheiro a bordo do barco Nossa Senhora da Areia comandado por um capitão português em 1952. Toda a sua experiência foi ganha enquanto marinheiro no Senegal.
A sua primeira viagem como capitão aconteceu no barco Ernestina – comprado no estado de RI, Providence, pelo cabo-verdiano Henrique Mendes, e que sela, em grande medida, a relação existente hoje entre os Estados Unidos e Cabo Verde. Barros partiu do Porto Grande do Mindelo a 6 de Julho de 1954 rumo à Cidade de Providence, RI, nos Estados Unidos, tendo chegado ao seu destino a 13 de Agosto de 1954. Foi uma viagem de 38 dias com 16 tripulantes e três passageiros. Nos Estados Unidos casou-se com Domingas de Barros.
Regressou a Cabo Verde no comando da Ernestina, numa segunda viagem, deixando RI a 9 de Novembro de 1954 e chegando a Mindelo a 14 de Dezembro de 1954. Esta viagem de 34 dias aconteceu com 16 tripulantes e 4 passageiros.
Em 1955 acabou por emigrar para os Estados Unidos, tendo viajado de avião. Nos Estados Unidos ao lado da esposa, fixou residência em Taunton, MA, e tiveram juntos cinco filhos. Outros familiares de Barros, inclusive um irmão, tiveram a mesma sorte e rasgaram muita água no destino atlântico.

Os donos da Ernestina
Example
Essas pessoas da fotografia ao lado são alguns membros da família Mendes. Henrique Mendes, o famoso comprador da embarcação Ernestina, e sua esposa.
Á esquerda está o seu filho Arnaldo acompanhado do irmão à direita. O último desse grupo a falecer, há poucos anos, foi Arnaldo. Mas aqui em cabo Verde, mais propriamente na Ilha do Fogo, existem ainda muitos testemunhos vivos que podem narrar com peças do imaginário as peripécias dessa histórica ligação entre os Estados Unidos e o nosso país. Felizmina Mendes de 102 anos, uma das filhas de Nhô Henrique, residente em S.Filipe é um exemlo.

Tradução livre do Cape Verdean VoyagesLogbook 1954-1955 Transcripts

Sem comentários: