7 de abril de 2005

Mega aula de Capoeira no Mindelo

ExampleA Associação de Capoeira Liberdade e Expressão (ACLE) assinala o seu terceiro aniversário com uma mega aula em S.Vicente com a participação de 300 praticantes da Capoeira. O evento está projectado para acontecer hoje ao início da noite na Rua de Lisboa.
Esta Associação foi fundada no Mindelo a 7 de Abril de 2002 pelo mestre capoeirista brasileiro Carlos Xexéu, mas as suas actividades são descentralizadas.
O fundador regozija-se do trabalho que tem feito ao longo desses três anos e é peremptório em referenciar o elevado potencial dos cabo-verdianos para a prática da modalidade
“Estou satisfeito com o trabalho já que a capoeira tem sido bem assimilada em São Vicente de forma espontânea e natural e eu próprio estou surpreendido pela forma como os cabo-verdianos se dedicam à capoeira”, precisou.
A ACLE tem em perspectiva para o corrente ano participações em eventos internacionais e em intercâmbios nas ilhas Canárias, no Senegal e em Cabo Verde.
Em Dezembro prevê-se a realização em São Vicente de um encontro internacional da Capoeira com a presença de mestres de diversos pontos do mundo.

A Capoeira é…

…um misto de luta–jogo–dança; O ritmo e as características do jogo são regidos pelo toque do berimbau, instrumento preponderante na orquestra de capoeira (que inclui também o pandeiro, o atabaque, além do agogô, o reco-reco, o adufe etc.). Os cânticos (às vezes acompanhados de palmas) também têm função importante na determinação do tipo de jogo. É tido como um excepcional sistema de auto-defesa e treinamento físico.
O espaço em que se pratica a capoeira é a roda, um círculo em torno do qual se sentam (ou apenas se agacham) os praticantes. Junto à entrada da roda ficam os instrumentos, com o(s) berimbau(s) ao centro, comandando a roda. Todos os participantes devem saber tocar os instrumentos, de modo que possam revezar-se na função, permitindo assim que todos tenham sua vez de jogar. As palmas são responsabilidade daqueles que assistem, à espera de sua vez de jogar, acompanhando sempre o ritmo ditado pelo berimbau. Todos devem responder em coro aos versos cantados. Uma boa roda de capoeira acontece quando todos os envolvidos, ainda que poucos, estiverem participando com vontade, dando corpo ao acompanhamento musical e aumentando assim a motivação daqueles que jogam.
A Capoeira já foi motivo de grande controvérsia entre os estudiosos de sua história, sobretudo no que se refere ao período compreendido entre o seu surgimento – supostamente no século XVII, quando ocorreram os primeiros movimentos escravos de fuga e rebeldia – e o século XIX, quando aparecem os primeiros registros confiáveis, com descrições detalhadas sobre sua prática.
Com Inforpress/capoeiradoBrasil.com

Sem comentários: