10 de abril de 2005

Família do músico Tom Jobim abre processo por direitos autorais

ExampleAs canções do músico brasileiro, Tom Jobim, considerado o ícone da Bossa Nova e conhecido mundialmente estão envoltas em polémica nos Estados Unidos. A família do artista falecido em 1994 entrou com um processo por violação de contrato e direitos autorais naquele país da América do Norte alegando que muitas de suas composições foram erradamente creditadas aos tradutores que as adaptaram para o inglês. A acção, ajuizada nesta semana num tribunal federal de Nova York, alega que houve quebra de contrato e não pagamento de royalties pelo grupo Universal, por meio da Universal Studios e do Universal Music Publishing Group.
No processo, a família de Jobim afirma que os direitos autorais mundiais de muitas de suas composições foram fraudulentamente indicados como sendo de autoria do tradutor que traduziu as letras originais em português para o inglês. Isso teria ocorrido depois da morte do artista.
A família Jobim quer os direitos autorais de volta, além de um valor desconhecido pelos supostos danos. Segundo os autores do processo, a Universal Studios e suas editoras musicais nunca foram proprietários dos direitos das músicas em questão, e não tinha direito de conceder os direitos a outra pessoa.

Folha Online

Sem comentários: