2 de setembro de 2008

Momentu Angola

Angola















Angola vai às urnas para eleger um novo governo no dia 5 de Setembro. O mundo mais interessado, e várias entidades internacionais estão de olhos postos naquele país africano, ainda que com alguma preocupação. Os observadores europeus acham que os meios de comunicação públicos estão a favorecer o partido que sustenta o governo, a Amnistia Internacional fala em alguma violência, e a Unita denuncia um alegado financiamento do Banco de Angola ao MPLA.
Esse emblemático país africano vai eleger, finalmente, um governo em clima de paz e alguma contenção. Um momento marcante, tendo em atenção toda as tensões que nortearam a politica angolana nas últimas três décadas.
Os dados económicos apontam para um crescimento sem precedentes, mas a subnutrição infantil ainda permanece em niveis preocupantes em Angola. Assimetrias que devem merecer atenção redobrada, num momento de viragem.
Pelo silêncio ao redor, me parece que nenhum órgão de comunicação de Cabo Verde vai estar na cobertura das Eleições em Angola, o que seria lamentável. Um país irmão, como se diz, com fortes ligações históricas, sociais (existem várias comunidades cabo-verdianas em Angola) e políticas com Cabo Verde. Será que estas eleições, as primeiras tão esperadas depois da guerra em Angola, não constituem motivos de interesse para os ouvintes, telespectadores e leitores cabo-verdianos? É claro que me refiro a uma necessária cobertura feita por jornalistas cabo-verdianos, apesar das inúmeras notícias e reportagens que, hoje com a internet e os canais internacionais, alguns irão ter acesso.

Sem comentários: