10 de março de 2009

Andar per film… a Álba

Obcessão magnífica



















Imitação da Vida














O Festival de Cinema de Alba, na Itália, homenageia este ano o realizador John M. Stahl, (1886-1950) aquele que foi considerado o maior realizador melodramático da Hollywood no período que compreende o início dos anos 30 e o fim dos anos 40 do século XX. A edição deste ano, a 8ª, acontece sob o signo da Paixão, e achou justo prestar uma pequena homenagem “a um autor muito conhecido, mas definitivamente pouco visto”.

Quatro filmes do autor, elencados numa sucessão cronológica, vão ser alvos de uma ampla reflexão no sentido de se conhecer a fundo o seu trabalho. (Back Street) melodrama no feminino com Irene Dunne; (One Yesterday, 1933), história de amor: (Imitation of life, 1934 - foto 2-) e (Magnificent Obsession, 1935 - foto 1-).

O Festival de Alba terá uma outra janela denominada They Have a Dream

No ano em que Obama chega à presidência dos Estados Unidos e num período de crise acentuada, o Festival decidiu tomar o pulso da história e reflectir sobre as diferenças entre dois países, duas culturas, dois tipos de cinema, duas formas diferentes de paixão civil. Sabe-se que o impulso para se contar uma história nasce de uma experiência difusa que atravessa os povos. Por essa premissa, o Festival decidiu confrontar as nuances da paixão civil e política em Itália com aquelas dos Estados Unidos: seis filmes, três americanos e três italianos, para compreender as convergências, as ausências de uma e/ou outra realidade, as especificidades identitárias, as ideias (ou a falta delas) e os símbolos.

Este percurso será feito por dois encontros-debates entre os diversos participantes do certame: um primeiro que apresentará argumentos do ponto de vista cinematográfico e um segundo que será de carácter político-jornalístico.

O Festival que acontece entre 17 e 22 de Março comporta ainda concursos de filmes documentais e de ficção, workshops com críticos de cinema (Maurizio Porro) e realizadores italianos (Marco Ponti e Guido Chiesa).

De frisar, que o Festival de Cinema de Alba foi fundado por Padre Octávio Fasano, missionário capuchinho residente na Ilha do Fogo: este certame que acontece anualmente em Piemonte, Cidade de Alba, virá provavelmente a partir do próximo ano para Cabo Verde, passando a ter, assim, dois palcos.

Sem comentários: