9 de março de 2009

Maiu na kapital

Example















1. A Cidade da Praia estará mergulhada, dentro de dias, num turbilhão de acontecimentos: todos de cariz cultural e de grande relevância. A primeira grande nota vai para a exibição do filme ALIKER de Guy Deslauriers, no Centro Cultural Francês da Praia, marcada para o dia 20 de Março. Quem se deslocar ao local, terá a oportunidade de conversar com o realizador e o protagonista filme Stomy Bugsy (na foto), rappeur e actor francês de origem cabo-verdiana.

No dia 21, Stomy actua na Cidade da Praia com o seu grupo La MC Malcriado: um dos selos desse grupo francês cabo-verdiano, surgido em 1998, é o resgate de conhecidas músicas crioulas numa versão mixada de textos e ritmos.

2. O ano internacional de Darwin será assinalado em grande na Capital cabo-verdiana. De referir que a Cidade da Praia, foi o primeiro ponto da viagem de 5 anos de Charles Darwin para as suas pesquisas naturalistas que viriam resultar no seu trabalho científico incontornável: “A origem das Espécies”. A Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, decidiram não deixar passar em branco mais uma data que comprova a relevância histórica destas ilhas. O programa comemorativo vai ser conhecido no dia 19 de Março. Das actividades, constam uma série de palestras, exposições e concursos Inter-Liceus. O ponto alto, que acontece a 3 de Julho, será a inauguração de parte da Exposição sobre Charles Darwin que tem corrido o mundo, e o lançamento de uma brochura do extracto do Diário de Beagle referente a Cabo Verde.

Sem comentários: