10 de março de 2009

Fesman em movimento

Abdias Nascimento



















Abdias Nascimento,(foto) artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo e activista pela causa negra, foi condecorado pelo presidente senegalês, Abdulay Wade, com o diploma de Embaixador da Boa Vontade do FESMAN, Festival Mundial das Artes Negras. Abdias fundou em 1944 o Teatro Experimental do negro no Rio de Janeiro; viveu no exílio (1968-1981), foi pan-africanista; é autor de dezenas de obras sobre o racismo no Brasil, e várias peças de teatro de matriz cultural negra. Prof. Abdias, como é tratado, está sendo indicado para o Prémio Nobel da Paz pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental.

A 2ª reunião do Comité Internacional de Orientação do evento, que aconteceu na semana passada em Dakar, serviu ainda para estabelecer em regime definitivo as datas do certame: 1 a 14 de Dezembro de 2009.

O governo senegalês já trabalha na estrutura do IIIº FESMAN. O evento acontece num espaço de 40 mil metros quadrados na capital senegalesa, onde serão construídos várias salas de espectáculos, palcos e tendas para receber os 5 mil artistas convidados. Novos prédios estão a ser erguidos, e cerca de 800 técnicos formados para responder às exigências do certame.

A Organização espera cerca de 50 mil convidados estrangeiros, sem contar com o envolvimento de cerca de 1 milhão e meio de nacionais.

O Festival terá um avant prémier a 25 de Maio em Salvador da Bahia, Brasil.

Wade soma e segue

Consta que o presidente senegalês foi o único Chefe de Estado a marcar presença no funeral do seu falecido homólogo, Nino Vieira. Uma atitude, a todos os títulos, irrepreensível.

com Palmares: co-organizadora do FESMAN

Sem comentários: