1 de junho de 2009

FESMAN arranca em Salvador

foto,Palmares










Como estava previsto a terceira edição do Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN) teve o seu inicio simbólico no passado dia 25, dia de África, em Salvador da Bahia, Brasil. Um momento mágico cuja descrição deixamos a cargo da equipa da Fundação Cultural Palmares.

“Grandes emoções marcaram o espetáculo. Um deles foi quando Gilberto Gil abre o show musical cantando "La lune de Gorée", um lamento inspirado na história da Ilha de Gorée, de onde os africanos partiam rumo à escravidão para nunca mais voltar. Existe na ilha um monumento chamado Porta do Nunca Mais. Outro momento que comoveu a todos foi quando o mesmo Gilberto Gil, ao encerrar o espetáculo, entoou o hino do Fesman e o presidente do Senegal levanta-se da sua cadeira e fica frente ao cantor, numa reverência àquele momento ímpar na história da relação dos dois países. Um reencontro do povo negro do Senegal com seus irmãos na diáspora de Salvador.”

“Lançado propositalmente no Dia da Libertação da África, 25 de maio, o evento no Brasil "não poderia ser em outra cidade que não Salvador", conforme o presidente Lula, "por ser a capital mais negra do Brasil e porque poucas são as ocasiões tão ricas de simbolismo como esta que vivemos hoje". "É com este espírito, portanto, que celebramos hoje o início de um capítulo especial nas relações entre Brasil e África. E ele se dá justamente naquilo que existe de mais intenso na ligação de nosso país com o continente-mãe: a arte e a cultura", disse Lula”.

De lembrar, que esta edição que decorre sob o lema O Renascimento Africano homenageia o Brasil, e pretende ser, como afiançou o presidente senegalês Abdoulaye Wade no seu discurso de abertura "uma vitrine de excelência da fecunda criatividade do mundo negro e, também, um campo de fortalecimento moral e de mobilização de todas as propostas para o desenvolvimento da África".

De Cabo Verde estão confirmadas as participações de músicos e grupos nacionais, como Ferro e Gaita e Cesária Évora, e alguns conferencistas. Ainda da lista de confirmados fazem parte personalidades como o cantor Steve Wonder, os instrumentistas Manu Dibango e Salif Keita, os actores americanos Danny Glover e Sidney Poitier. Nelson Mandela, Wangira Moathar e o músico Gilberto Gil, que assume a vice-presidência do Comité Internacional de Orientação do festival, são presenças incontornáveis. Mas muitos outros ainda estão para ser confirmados. 54 países vão marcar presença no evento que vai decorrer entre os dias 1 e 14 de Dezembro no vizinho Senegal.

nota pura: do retiro com Gullar desviamos o olhar para o FESMAN, aquele que será, sem dúvida, o melhor momento de 2009

Sem comentários: