18 de abril de 2005

Recordar Marinha de Campos

ExampleArtur Marinha de Campos, nomeado Governador-Geral de Cabo Verde, em 1910, foi a primeira figura de proa a defender a independência das ilhas de Cabo Verde, por isso mesmo permaneceu apenas 4 meses no cargo.
A passagem meteórica do primeiro governador republicano nomeado para estas ilhas marcou por vários motivos a história de Cabo Verde.
Foi nesse período que aconteceu a greve dos trabalhadores das companhias carvoeiras, a revolta da guarnição da canhoeira Zambeze, e a “alteração da ordem pública”, em Santa Catarina, Santiago, segundo consta, com apoio expresso do Governador. A Rebelião dos rendeiros da região do Ribeirão Manuel que recusaram pagar rendas aos morgados e passaram a colher sementes da purgueira, provocando a intervenção da polícia rural, é um acontecimento que marcou o imaginário do povo das ilhas. O actual Ministro da Cultura, Manuel Veiga, prometeu recentemente erguer um monumento em Ribeirão Manuel para eternizar esse tempo.
A estada de Marinha de Campos em Cabo Verde foi positivo, a todos os níveis.
Foi a 1 de Março de 1911, que saiu na cidade Praia, o primeiro número do jornal A VOZ DE CABO VERDE, sem a voz descordante do Governador.
Com estas notas de memória, "os momentos" saúda o dia internacional dos "Monumentos e Sítios" comemorado hoje.

1 comentário:

aMc disse...

Gostaria imenso de saber mais acerca deste meu "antepassado", que ainda para mais tem o mesmo nome que eu. O autor do blogue teria a magnífica gentileza de me indicar alguma bibliografia? Cumprimentos e bem haja!