4 de fevereiro de 2005

A estilização do Funaná

Example

Um dos subtítulos (Rescrever a história) de uma entrevista com o dramaturgo e ensaísta, Francisco Fragoso, publicada, ontem, no semanário "Expresso das Ilhas" chamou a minha atenção. Segundo as declarações de Fragoso, avançadas nessa entrevista, teria sido ele a dar os primeiros passos para a estilização do batuque e do funaná – feito histórico atribuído ao malogrado músico Katchás.

Segundo Fragoso, a estilização “no bom sentido” surge, quando ele teve que levar o Batuque, a Tabanka e o Funaná ao palco. “No palco tem de ser estilizado”, teria defendido, na altura. Fragoso afirma ter dado uma nova dinâmica e uma nova perspectiva estética a esses estilos musicais, e sublinha na entrevista que antes de Korda Kauberdi, e antes dele, nunca se tinha feito isso.

O dramaturgo conta na matéria que enquanto estudante, conheceu Katchás em França, e permitiu que ensaiasse na Associação recém criada pelos estudantes. Foi nessa fase que o teria aconselhado a deixar de lado o rock e a voltar às suas raízes. “A única coisa que Katchás fez foi introduzir instrumentos electrónicos nas peças musicais” sentencia.

É bom frisar que Funaná, batuque e tabanka são ritmos e manifestações culturais com fortes raízes negras, e assim como em outras paragens com experiências de colonização, foram largamente discriminados e ditados à marginalização.

Sem comentários: