21 de fevereiro de 2005

From Village to Grammy

Example
Quem não conhece o rei do Mbalax – ritmo tradicional do Senegal, alegadamente internacionalizado por Youssou N´dour? Depois dos anos 80, Youssou N`dour domina a cena Mbalax nacional no Senegal. Aqui entre nós e no resto do mundo ficou conhecido pela música “seven second´s” cantada em dueto com Néné Chéri. Apesar do seu sucesso, é visto por alguns como um oportunista, já que a maioria do seu sucesso não tem muito a ver com a sua música de raiz, dizem. Mas o próprio Youssou N`dour admite com naturalidade ter dado uma nova roupagem ao Mbalax – o ritmo de sua alma.
Os mais fanáticos dizem não ser uma obrigação gostar do Youssou para provar o amor que se tem por Senegal ou pela sua cultura. De todo o modo devo confessar que uma das minhas curiosidades para com o Senegal, à par de outras proximidades, emerge da minha admiração por Youssou N´dour.
A produção do rei do Mbalax é enorme. São vários álbuns de diferentes qualidades editados no Senegal e no resto do mundo. Os mais entendidos dizem que para se conhecer o verdadeiro “You” não faz muito sentido comprar os álbuns "The Guide" ou "Joko" (este último, para mim, é a síntese do rei). Esses discos são pouco conhecidos no Senegal, dizem. Por aqui, nem se fala… os senegaleses “mais terra a terra” aconselham Lii! Set ou Eyes Open, dignos representantes do verdadeiro Mbalax, confirmam.
Apesar do seu grande valor, N´dour tem sido especialista em super vendas através de duetos. Foi assim com Axelle Red, Peter Gabriel, Néné Chéri, Pascal Obispo e outros.
Tudo isso para compartilhar o título do rei “You” de vencedor do Grammy 2005 na categoria de melhor álbum da World Music.

Sem comentários: