16 de fevereiro de 2005

Estrelas em dueto


"Elle Chante” é o título de um dueto cantado em francês e criolo pelo conhecido músico francês Bernard Lavilliers e pela diva cabo-verdiana Cesária Évora.
Bernard Lavilliers segue a sua trajectória de cidadão do mundo gravando aquilo que acredita ser música de qualidade. Ele tem um amigo músico em cada porto, no Brasil, passando por Nova Iorque, Paris e agora Cabo Verde. Foi no Mindelo onde os dois artistas gravaram o videoclipe da canção “Elle chante”. Uma pérola que a Televisão Nacional e a TV5 emitem, desde ontem – um intercalar de rostos de todos os tipos e feições, em perfeita sintonia com o som e a voz. Uma homenagem à cantora cabo-verdiana, diz Lavilliers.
Cesária Évora tem também aventurado por esse caminho. Antes de Lavilliers, gravara com Caetano Veloso e Salif Keita.
Musicalmente os fans de Lavilliers se reconhecem num terreno comum: sempre apaixonado pela música brasileira que constitui de alguma forma a sua gramática musical, já que escreve e canta com um fundo de guitarra bossa, Lavilliers transita habilmente entre as músicas latinas, os ritmos caribenhos e africanos.
Militante do partido Comunista Francês, Bernard Lavilliers não faz nenhuma associação entre sua música e a militância política. Para ele, sua música não tem muito a ver com seu posicionamento político-ideológico: “Canto sobre o amor, a vida. Sou um militante, mas também sou um artista. Minha posição política é uma coisa bem pessoal”.

Com lavilliers.ch

Sem comentários: