22 de agosto de 2008

Saudações Palmares

Flores para IemanjáNum dia como hoje corria o ano de 1988, o Movimento Negro do Brasil conseguiu, depois de aturadas reivindicações socio-políticas, que se criasse, por Decreto-lei, a Fundação Cultural Palmares. Uma instituição vinculada ao Ministério de Cultura que tem por finalidade “promover a preservação dos valores culturais, sociais e económicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”. Esta poderia ser considerada, sem sombras para dúvida, como um grande sinal de maturidade e avanço numa sociedade débil que ao longo da história, optou pela exclusão e indiferença política relativamente a uma das matrizes culturais tão definidora da sua “identidade”.

Ao longo desses 20 anos, a Fundação Cultural Palmares afirmou-se como uma importante entidade de estudo, preservação, e divulgação das manifestações culturais de raízes negras, e sobretudo, trabalhou para que os afrodescendentes brasileiros tivessem uma relação, muitas vezes de catarse, com o continente berço e tomassem consciência da evolução, no tempo e espaço, das suas raízes culturais.

Nos últimos anos, dois sucessivos presidentes da Fundação Cultural Palmares estiveram em Cabo Verde: O historiador e escritor Ubiratan Castro que participou no Simpósio Amílcar Cabral, e nos últimos anos, Zulu Araújo, primeiro na qualidade de assessor do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e ultimamente como um firme entusiasta de uma cooperação cultural mais consequente entre o Brasil e Cabo Verde.
Hoje, no dia da comemoração dos seus 20 anos, a Fundação Cultural Palmares homenageia personalidades que foram importantes para o seu surgimento e afirmação: o senador José Sarney, (que enquanto Presidente da República sancionou a lei que cria a Fundação) a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do terreiro de candomblé Ilê Axé Opó Afonjá em Salvador da Bahia (como uma participante activa das actividades da Instituição) e o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. Os momentos saúda a Fundação Palmares e o seu presidente Zulu.

imagem: galeria Iraildes

Sem comentários: