4 de março de 2009

Fesman a caminho

africana















Decorre desde ontem em Dakar, Senegal, e termina hoje uma reunião do Comité Internacional de Orientação do III Festival Mundial de Artes Negras, FESMAN. Esse evento será realizado de 1 a 21 de Dezembro sob o lema Renascimento Africano em sítios emblemáticos do Senegal, e com alguns palcos em Cabo Verde. O encontro de Dakar foi aberto pelo Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, que na ocasião disse que, «L’heure de l’histoire vraie est arrivée pour que les pays d’Afrique continuent à lutter contre toute domination.» Afirmou mesmo que «le Fesman est l’arme la meilleure pour fortifier la foi en l’unité africaine».

Na reunião marcam presença figuras dos 80 países participantes do festival, com destaque para os representantes do Brasil, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o Presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo. De realçar, que só do Brasil vão participar 300 artistas das mais diversas áreas. Os nomes ainda não foram divulgados, mas Gilberto Gil é presença incontornável. Inicialmente, de outras paragens, falou-se, por exemplo, em figuras como Wynton Marsalis e Stevie Wonder.

De Cabo Verde, o Ministro da Cultura enviou um representante para a reunião preparatória, o historiador Charles Akibodé. Como se referiu no início, Cabo Verde se disponibilizou a receber alguns palcos do FESMAN. O Ministro da Cultura do Senegal encabeçou uma comissão que se deslocou expressamente em Junho do ano passado para fazer esse convite a Manuel Veiga: o seu homólogo aceitou o repto.

Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.

O Fesman é a o maior encontro das artes e da cultura negra, fundado na década de 60 por Léopold Sédar Senghor, ex. Presidente do Senegal. A segunda edição aconteceu na Nigéria em 1977.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá mm,

Quem se ocupa em Cabo Verde das candidaturas?

Fico grata.

Um bom dia para ti.

moreia

pura eu disse...

Olá moreia,

Sou mf, se é que compreendi bem o mm :)

Entra em contacto com Charles Akibodé no INIPC.

Anónimo disse...

Foi uma abreviação fácil de "os momentos" ;o)

Merci.

moreia

pura eu disse...

Há, ok!

De nada

mm :)